Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



sexta-feira, 29 de junho de 2012

Janaína Rosa Rodrigues - Polo de Água Clara


Acredito que ser professor não é algo que se define somente por amor ao ensino ou apenas passar matérias no quadro. Educar é uma vocação, somente se estabelece como educador aquele que acredita na educação como uma das responsáveis pela emancipação do cidadão. Toda vocação nasce de um grande amor, de uma esperança.
As salas de aula brasileiras vivem uma realidade que muitas vezes não permite que os professores desenvolvam uma boa aula, pois estão muito superlotadas. As novas tecnologias se não bem explorada acabam por interferirem na aprendizagem do aluno, percebi durante o estagio que os alunos usavam muito os celulares para bate papo, enviar mensagens. E o professor a todo o momento chamava a atenção deles. Penso que seria interessante que o professor planejasse uma aula com uso dessa tecnologia contemporânea que é de acesso de da maioria se não de todos.
Antes eu acreditava que dar aulas a alunos do ensino médio era algo muito simples, porém com estágio mudei de opinião. Só de pensar em dar aula no ensino médio já fico angustiada e nervosa, pois nessa faze eles tem que escolher uma profissão. Escolher um curso superior, porém muitos não levam o ensino a sério e mal dominam os conteúdos finais do ensino médio como ler e compreender os sentidos de um texto.
Percebi que bons professores deixam marcas na vida dos alunos. Pois a tarefa de ensinar e bem maior do que apenas passar o conteúdo e os alunos copiarem e não saberem no que usar aquilo.  O professor de português às vezes e visto como um carrasco, pois eles acreditam que só a linguagem culta e valida mais, o que eles precisam aprender pode sim ser de uma maneira significativa sem que vista como uma matéria chata.
Depende muito da preparação do professor que deve estar sempre se atualizando e sabendo das inovações para acompanhar e saber falar com os adolescentes. O professor deve observar e saber como cada aluno aprende, segundo Antunes (ANTUNES, 2002, p.15), “existem diferentes processos de aprendizagem e é importante que todo o professor conheça-os bem...”, ainda, “é importantíssimo conhecer-se a maneira como a mente opera o conhecimento e assimila-o”.
Ele precisa de exercícios mostrem a sua importância no futuro e na sociedade. O que me deixou muito desanimada foi o alto numero de faltas que eles têm e muito grande, hora por causa ônibus ou por causa do trabalho muitos alunos trabalham e ficam cansados do serviço e estão desanimados durante a aula.
O professor precisa compreender como se dá a aprendizagem e de que maneira deve ser feita avaliação, para tirar o melhor dos alunos. A experiência foi muito importante para meu desenvolvimento e aprendizagem profissional.
  
Referencia Bibliográfica
ANTUNES, Celso. Novas maneiras de ensinar novas formas de aprender. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário