Durante as observações em sala de aula foi possível
observar que os professores utilizavam de boas estratégias de convencimento
para atrair a atenção dos alunos, o conteúdo era aplicado de forma agradável às
aulas sempre interativa com participação dialógica do aluno, durante o período
observado não foi possível ver muitos conteúdos, pois os alunos estavam no
período das avaliações bimestrais e a professora fazia uma revisão dos
conteúdos aplicados na avaliação.
A simulação para as aulas de regência foram boas, como
sempre se exige uma boa pesquisa. A formulação dos planos de aula, produção de
materiais, enfim tudo isso serviu para o enriquecimento pedagógico, pois foi
necessário o estudo do PCNEM, OCEM. No entanto como se necessitava de um
material que abordasse questões relacionadas ao ENEM (Exame nacional do Ensino
Médio) para que os alunos se familiarizassem mais, como sempre não é possível
conhecer o nível de aprendizagem do aluno, portanto ficou um pouco complexo na
elaboração.
No dia do minicurso pudemos contar com 06 alunos da
3ªsérie do ensino médio no período da manhã e 02 alunas da 2ªsérie do ensino
médio no período da tarde, inscritos no minicurso eram 16, porém, os que
compareceram foram 08 no total, ocorreu tudo bem conforme foi planejado, a
primeira turma do período da manhã obtiveram um ótimo desempenho nas
participações dialógicas, eram críticos nas questões argumentativas percebi que
possuíam conhecimento prévio dos assuntos abordados, todos participativos o que
foi ótimo para o bom andamento das aulas, os conteúdos da apostila foi o
suficiente, durante o andamento das atividades os alunos escolheram um tema
para ser discutido entre eles, na qual em seguida elaboraram uma conclusão para
o tema debatido, houve um pouco de demora porque era um assunto polemico sobre
a liberação da maconha, como eles disseram, “ é difícil entrar num consenso
existe muitos argumentos”. A conclusão foi um meio utilizado para avaliar o
nível de conhecimento que os alunos possuíam
em relação ao texto dissertativo-argumentativo.
Atuar como professora de língua portuguesa do ensino
médio foi adquirir novo conhecimento, principalmente nas aulas de observação,
na qual será possível repensar nas praticas pedagógica e na mediação do
ensino-aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário