Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



sexta-feira, 29 de junho de 2012

Meire de Andrade Resende - Polo de Apiaí



Durante as observações em sala de aula foi possível observar que os professores utilizavam de boas estratégias de convencimento para atrair a atenção dos alunos, o conteúdo era aplicado de forma agradável às aulas sempre interativa com participação dialógica do aluno, durante o período observado não foi possível ver muitos conteúdos, pois os alunos estavam no período das avaliações bimestrais e a professora fazia uma revisão dos conteúdos aplicados na avaliação.
A simulação para as aulas de regência foram boas, como sempre se exige uma boa pesquisa. A formulação dos planos de aula, produção de materiais, enfim tudo isso serviu para o enriquecimento pedagógico, pois foi necessário o estudo do PCNEM, OCEM. No entanto como se necessitava de um material que abordasse questões relacionadas ao ENEM (Exame nacional do Ensino Médio) para que os alunos se familiarizassem mais, como sempre não é possível conhecer o nível de aprendizagem do aluno, portanto ficou um pouco complexo na elaboração.
No dia do minicurso pudemos contar com 06 alunos da 3ªsérie do ensino médio no período da manhã e 02 alunas da 2ªsérie do ensino médio no período da tarde, inscritos no minicurso eram 16, porém, os que compareceram foram 08 no total, ocorreu tudo bem conforme foi planejado, a primeira turma do período da manhã obtiveram um ótimo desempenho nas participações dialógicas, eram críticos nas questões argumentativas percebi que possuíam conhecimento prévio dos assuntos abordados, todos participativos o que foi ótimo para o bom andamento das aulas, os conteúdos da apostila foi o suficiente, durante o andamento das atividades os alunos escolheram um tema para ser discutido entre eles, na qual em seguida elaboraram uma conclusão para o tema debatido, houve um pouco de demora porque era um assunto polemico sobre a liberação da maconha, como eles disseram, “ é difícil entrar num consenso existe muitos argumentos”. A conclusão foi um meio utilizado para avaliar o nível de conhecimento que os alunos possuíam  em relação ao texto dissertativo-argumentativo.
Atuar como professora de língua portuguesa do ensino médio foi adquirir novo conhecimento, principalmente nas aulas de observação, na qual será possível repensar nas praticas pedagógica e na mediação do ensino-aprendizagem.

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