Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



sexta-feira, 29 de junho de 2012

Daiane Cardoso Barbosa - Polo de Apiaí


Estar em uma sala de aula na condição de estagiário é com certeza uma experiência diferente, por mais que se acha que conhece o contexto escolar, sempre há situações inesperadas ou surpreendentes em seu interior.
No primeiro momento, o estagiário pode na posição de acadêmico e observador construir algumas opiniões em meio ao ambiente da sala de aula e as relações ali reconhecidas, em um segundo momento, quando assume a regência da turma, algumas opiniões de antes são desfeitas, e outras sejam confirmadas.
Desse modo, acredito que o universitário ao ir para a sala de aula da regência leva junto uma espécie de bagagem teórica aprendida nos bancos universitários. Pois durante as aulas das disciplinas ele vai ganhando o conhecimento teórico, os componentes mais importantes no contexto escolar.
Este conhecimento da ao estudante vontade em aprender mais sobre cada assunto, por meio das observações, alguns elementos de sala de aula, com isso esse conhecimento inicial de que dispõe e que no momento da observação se mostra adequado e, até mesmo, suficiente para reparar alguns elementos, pode encontrar limites quando o mesmo se põe na condição de professor da turma.
Não podemos perder de vista a sala de aula, envolvendo vários aspectos que a tornam um ambiente diferente.
Outro diferencial do estagio deve-se ao lugar que o acadêmico ocupa na etapa de observação. Pelo fato de o estagiário não estar inserido na dinâmica da sala de aula como ator, mas sim como “figurante”,pois se dispõe para analisar e tirar conclusões a respeito dos alunos e do desempenho do professor da classe.
Na regência, entretanto nos colocamos como orientador da dinâmica da sala de aula, sendo preciso adiantar o passo, ou seja, espera-se que ele além de lançar mão do repertório aprendido, tenha condições de por em prática atentando para o movimento que acontece a real situação escolar. O estagio foi fundamental para me levar a uma sala de aula, sendo uma experiência e uma aprendizagem excepcional, que me ajudou a ter confiança e conhecimento para a regência, pois somente observado pude entender o que se passa em uma sala com os alunos. Agradeço as professoras que nos orientaram e nos deixaram ser observadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário