Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



quinta-feira, 28 de junho de 2012

Heloir Antunes Lemes Person - Polo de Camapuã


 

Este comentário reflexivo tem por finalidade expor a experiência do Estágio Supervisionado da disciplina de Língua Portuguesa no 2º grau, realizado na Escola Estadual Camilo Bonfim, com alunos da 1ª, 2ª e 3ª série do ensino médio, município de Camapuã-MS. O estágio foi orientado pela professora Daniela Kanashiro.
A escola a qual realizamos o estágio dispõe de uma ótima infra-estrutura, contando com uma biblioteca, um sala de vídeo com dvd, vídeo cassete, aparelho de multimídia e TV escola; sala de informática; sala dos professores, secretaria, sala da direção,um pátio central, cantina, quadra de esportes e banheiros.
As salas são amplas e arejadas, com capacidade máxima para 50 alunos, mas que são utilizadas, em média por 35 a 40 alunos por turma. A estrutura das salas e a disposição dos alunos permitem aos professores uma ampla visualização de todos os alunos, bem como manter um controle da entrada e saída deles; Quanto à limpeza, os auxiliares de serviços gerais conseguem manter toda a escola limpa e organizada. A professora titular que acompanhou o estágio foi Luciana Mura, que é formada em Letras – Língua Portuguesa e Inglesa e atua a 12 anos na área.
Nas aulas de observação, observei que a professora tem uma bagagem teórica consistente e coerente na hora de ensinar a língua portuguesa, usando uma metodologia comunicativa e dialogada em suas aulas, com total domínio da sala de aula.
O estágio foi realizado em momentos distintos, tendo, no primeiro contato com a escola, uma análise e observação do seu funcionamento, e sua infra-estrutura; posteriormente observação, co-participação das aulas juntamente com a professora titular da sala, adquirindo assim experiências, proporcionando a troca de conhecimentos, e finalmente concluímos com a regência que foi a realização do nosso mini curso de Língua Portuguesa.
Realizar esta reflexão sobre nossa experiência no Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Letras, nos familiariza com a área da educação, de modo que estas vivências farão parte da nossa futura atuação como profissional.
Do meu ponto de vista, pensei que não haveria nenhum tipo de interesse por parte dos alunos em assistir um mini curso de língua portuguesa, haja vista que, muitos tinham aula no período matutino, e vinham na escola no período noturno para assistirem cursinho, mas aconteceu ao contrário, pois muitos alunos se interessaram, vieram participar e se dedicaram, pois nossas aulas de mini curso tratavam de assuntos de seus respectivos interesses, como o ENEN  por exemplo.
Para falar sobre o ENEN, não foi fácil, pois pela primeira vez pesquisei o que é o ENEN verdadeiramente, nunca fiz uma prova e ouvia sempre falar, mas nunca tive interesse em saber o que realmente era. Assim aprendi e consegui explicar para os alunos no estágio, explicando a grande importância que o ENEN tem em nossa atualidade no mundo discente.
Quanto às atitudes em sala de aula, os resultados foram positivos, houve grande interesse por parte de todos os alunos, pois falamos sobre a realidade vivenciada pela maioria deles, e tivemos um bom resultado, e como ponto negativo posso dizer que ruim foi somente nosso grupo ter ficado por último, pois nos estágios anteriores pude observar que muitos dos alunos estavam mais entusiasmados no início que no final do mini curso.
Acredito que nossos objetivos foram alcançados, e a cada dia tenho maior interesse em trabalhar como profissional da educação em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário