Este comentário
reflexivo tem por finalidade expor a experiência do Estágio Supervisionado
da disciplina de Língua Portuguesa no 2º
grau, realizado na Escola Estadual Camilo Bonfim, com alunos da 1ª, 2ª e
3ª série do ensino médio, município de Camapuã-MS. O estágio foi orientado pela
professora Daniela Kanashiro.
A escola a qual
realizamos o estágio dispõe de uma ótima infra-estrutura, contando com uma
biblioteca, um sala de vídeo com dvd,
vídeo cassete, aparelho de multimídia e TV escola; sala de informática;
sala dos professores, secretaria, sala da direção,um pátio central, cantina,
quadra de esportes e banheiros.
As salas são amplas e arejadas, com capacidade máxima para 50 alunos,
mas que são utilizadas, em média por 35 a 40 alunos por turma. A
estrutura das salas e a disposição dos alunos permitem aos professores uma
ampla visualização de todos os alunos, bem como manter um controle da
entrada e saída deles; Quanto à limpeza, os auxiliares de serviços gerais
conseguem manter toda a escola limpa e organizada. A professora titular que
acompanhou o estágio foi Luciana Mura, que é formada em Letras – Língua Portuguesa e Inglesa e atua a 12 anos na área.
Nas aulas de observação, observei
que a professora tem uma bagagem teórica consistente e coerente na hora
de ensinar a língua portuguesa, usando uma metodologia comunicativa e dialogada
em suas aulas, com total domínio da sala de aula.
O estágio foi realizado em momentos distintos, tendo, no primeiro
contato com a escola, uma análise e observação do seu funcionamento, e sua infra-estrutura; posteriormente observação, co-participação das aulas
juntamente com
a professora titular da sala, adquirindo assim experiências, proporcionando a troca de
conhecimentos, e finalmente
concluímos com a regência que foi a realização do nosso mini curso de Língua
Portuguesa.
Realizar
esta reflexão sobre nossa experiência no Estágio Supervisionado do Curso de
Licenciatura em Letras, nos familiariza com a área da educação, de modo que
estas vivências farão parte da nossa futura atuação como profissional.
Do meu ponto
de vista, pensei que não haveria nenhum tipo de interesse por parte dos alunos
em assistir um mini curso de língua portuguesa, haja vista que, muitos tinham
aula no período matutino, e vinham na escola no período noturno para assistirem
cursinho, mas aconteceu ao contrário, pois muitos alunos se interessaram,
vieram participar e se dedicaram, pois nossas aulas de mini curso tratavam de
assuntos de seus respectivos interesses, como o ENEN por exemplo.
Para falar
sobre o ENEN, não foi fácil, pois pela primeira vez pesquisei o que é o ENEN
verdadeiramente, nunca fiz uma prova e ouvia sempre falar, mas nunca tive
interesse em saber o que realmente era. Assim aprendi e consegui explicar para
os alunos no estágio, explicando a grande importância que o ENEN tem em nossa
atualidade no mundo discente.
Quanto às atitudes em sala de aula,
os resultados foram positivos, houve grande interesse por parte de todos os
alunos, pois falamos sobre a realidade vivenciada pela maioria deles, e tivemos
um bom resultado, e como ponto negativo posso dizer que ruim foi somente nosso
grupo ter ficado por último, pois nos estágios anteriores pude observar que
muitos dos alunos estavam mais entusiasmados no início que no final do mini
curso.
Acredito que nossos objetivos foram
alcançados, e a cada dia tenho maior interesse em trabalhar como profissional
da educação em sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário