O
Estágio Obrigatório de Língua Portuguesa II, foi desenvolvido no município de
São Gabriel do Oeste-MS, no Bairro Jardim Gramado, na Escola Estadual Creuza
Aparecida Della Coleta, no turno noturno, com as turmas de alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio. O
grupo de alunos com qual foi desenvolvido o estágio, é constituído por alunos
trabalhadores, que em sua maioria sustentam suas próprias famílias (esposas, marido, filhos) e
trabalham no período diurno em diversas empresas do município. As
características revelaram um grupo comprometido, responsável, dedicado e consciente
da importância e da necessidade do Ensino Médio na vida profissional e social
de cada aluno presente.
Sob
o pressuposto, que estávamos diante de um grupo de alunos que não está buscando
no Ensino Médio apenas um simples diploma de conclusão, mas sim, uma forma, um
caminho de superação das condições sociais a qual estão inseridos, nós, Eliana
e Tineke, enquanto educadoras comprometidas com a verdadeira função da escola
pública, desenvolvemos os planos de aula
e o material de estudo, pensando em contribuir de forma significativa e efetiva,
de modo a contribuir para que possam fazer uso desses saberes nas mais diversas
esferas sociais, e exercer com dignidade o exercício da cidadania.
Pautada
na concepção, que os “Homens constroem sua
história, nas condições historicamente dadas” (MARX,
K.1990, p.17.), nós optamos
em desenvolver um trabalho que privilegiasse e oportunizasse o desenvolvimento das capacidades de leitura,
interpretação, compressão e produção
textual. Um trabalho pautado na interação, na reflexão, análise e compressão de
cada gênero e tipologia textual, vinculado às questões gramaticais. Oportunizando
assim, o contato do aluno com os mais diversos gêneros textuais que circulam
nas mais diversas esferas de uso social, ou seja, um trabalho concreto, próximo
do aluno, pautado em situações corriqueiras do dia a dia. Situações reais, inclusas
na sociedade letrada, e não somente fictícias que são muitas vezes abordadas
nos materiais didáticos que trazem como verdadeiros e inquestionáveis
dogmáticos Cânones da Língua Portuguesa.
Durante
o desenvolvimento do Estágio Obrigatório de Língua Portuguesa II, ficamos muito
enaltecidas e lisonjeadas com a recepção e o interesse demostrado pela escola,
professores, e em especial dos alunos, quando propusemos desenvolver um Estagio
voltado principalmente nos objetivo e
características do ENEM, vestibular e futuramente concursos públicos. Houve grande participação
e interesse de todos durante o desenvolvimento das aulas, que transcorreram de
forma dinâmica, reflexiva e principalmente comprometida com a formação crítica
dos educandos.
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