Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



sexta-feira, 29 de junho de 2012

Eliana Canova - Polo de São Gabriel do Oeste


O Estágio Obrigatório de Língua Portuguesa II, foi desenvolvido no município de São Gabriel do Oeste-MS, no Bairro Jardim Gramado, na Escola Estadual Creuza Aparecida Della Coleta, no turno noturno, com as turmas de  alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio. O grupo de alunos com qual foi desenvolvido o estágio, é constituído por alunos trabalhadores, que em sua maioria sustentam suas próprias  famílias (esposas, marido, filhos) e trabalham no período diurno em diversas empresas do município. As características revelaram um grupo comprometido, responsável, dedicado e consciente da importância e da necessidade do Ensino Médio na vida profissional e social de cada aluno presente.
Sob o pressuposto, que estávamos diante de um grupo de alunos que não está buscando no Ensino Médio apenas um simples diploma de conclusão, mas sim, uma forma, um caminho de superação das condições sociais a qual estão inseridos, nós, Eliana e Tineke, enquanto educadoras comprometidas com a verdadeira função da escola pública, desenvolvemos  os planos de aula e o material de estudo, pensando em contribuir de forma significativa e efetiva, de modo a contribuir para que possam fazer uso desses saberes nas mais diversas esferas sociais, e exercer com dignidade o exercício da cidadania.
Pautada na concepção, que os “Homens constroem sua história, nas condições historicamente dadas” (MARX, K.1990, p.17.),  nós optamos em desenvolver um trabalho que privilegiasse e oportunizasse  o desenvolvimento das capacidades de leitura, interpretação,  compressão e produção textual. Um trabalho pautado na interação, na reflexão, análise e compressão de cada gênero e tipologia textual, vinculado às questões gramaticais. Oportunizando assim, o contato do aluno com os mais diversos gêneros textuais que circulam nas mais diversas esferas de uso social, ou seja, um trabalho concreto, próximo do aluno, pautado em situações corriqueiras do dia a dia. Situações reais, inclusas na sociedade letrada, e não somente fictícias que são muitas vezes abordadas nos materiais didáticos que trazem como verdadeiros e inquestionáveis dogmáticos Cânones da Língua Portuguesa.
Durante o desenvolvimento do Estágio Obrigatório de Língua Portuguesa II, ficamos muito enaltecidas e lisonjeadas com a recepção e o interesse demostrado pela escola, professores, e em especial dos alunos, quando propusemos desenvolver um Estagio  voltado principalmente nos objetivo e características do ENEM, vestibular e futuramente  concursos públicos. Houve grande participação e interesse de todos durante o desenvolvimento das aulas, que transcorreram de forma dinâmica, reflexiva e principalmente comprometida com a formação crítica dos educandos.

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