Fiquei tranquila em sala de
aula, pois estávamos por dentro dos assuntos e conteúdos, o que me garantiu
segurança, e os últimos nove anos em sala de aula também me auxiliaram nesse
sentido. O andamento de nossa aula demonstrou que estamos no caminho certo, ao
trabalharmos com jovens, porém, algo que me deixou incomodada foi o fato de os
adolescentes assistirem às aulas em meio a brincadeiras, conversas e “espiadas”
nos celulares. Até mesmo nas observações e co-participação que fizemos pudemos
observar essa tendência que, muitas vezes, fugia do controle das professoras.
Sabemos que não podemos, nem queremos, alunos apáticos em sala de aula, mas um
aluno interessado e observador que quer, pelo menos, aprender algo de útil.
Sabemos que muitos jovens conseguem aprender, ouvir e estudar em meio ao
barulho, porém, o ruído constante torna a sala de aula um ambiente desagradável
e totalmente impróprio para o aprendizado. Em nossas aulas do estágio de Língua
Portuguesa conseguimos prender a atenção da maioria dos alunos, até mesmo de
alguns daqueles que vimos agitando as aulas de observação.
Essa situação demonstra o aumento do
desinteresse de alguns jovens e a falta de respeito pela figura do professor,
porém, não me desanima com relação à profissão que escolhi. Espero, futuramente, saber interagir com meus alunos
adolescentes, respeitando-os, sem perder a noção de meu papel em sala e,
consequentemente, sendo respeitada por eles. Essa experiência valeu também para
eu ter a certeza de que escolhi fazer algo que gosto muito: trabalhar com nossa
língua materna.
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