Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



sexta-feira, 29 de junho de 2012

Glaucia Cristina Barbosa Alberti - Polo de São Gabriel do Oeste



 Fiquei tranquila em sala de aula, pois estávamos por dentro dos assuntos e conteúdos, o que me garantiu segurança, e os últimos nove anos em sala de aula também me auxiliaram nesse sentido. O andamento de nossa aula demonstrou que estamos no caminho certo, ao trabalharmos com jovens, porém, algo que me deixou incomodada foi o fato de os adolescentes assistirem às aulas em meio a brincadeiras, conversas e “espiadas” nos celulares. Até mesmo nas observações e co-participação que fizemos pudemos observar essa tendência que, muitas vezes, fugia do controle das professoras. Sabemos que não podemos, nem queremos, alunos apáticos em sala de aula, mas um aluno interessado e observador que quer, pelo menos, aprender algo de útil. Sabemos que muitos jovens conseguem aprender, ouvir e estudar em meio ao barulho, porém, o ruído constante torna a sala de aula um ambiente desagradável e totalmente impróprio para o aprendizado. Em nossas aulas do estágio de Língua Portuguesa conseguimos prender a atenção da maioria dos alunos, até mesmo de alguns daqueles que vimos agitando as aulas de observação. 
 Essa situação demonstra o aumento do desinteresse de alguns jovens e a falta de respeito pela figura do professor, porém, não me desanima com relação à profissão que escolhi. Espero, futuramente, saber interagir com meus alunos adolescentes, respeitando-os, sem perder a noção de meu papel em sala e, consequentemente, sendo respeitada por eles. Essa experiência valeu também para eu ter a certeza de que escolhi fazer algo que gosto muito: trabalhar com nossa língua materna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário