O Estágio Curricular Supervisionado é de suma importância no processo de
formação profissional, visto que é um momento de validação do aprendizado
teórico e prático em confronto com a realidade da docência.
O Estágio Curricular Supervisionado em Língua Portuguesa II foi realizado
na Escola Estadual Fernando Correa da Costa, localizada na Rua Antônio Alves
Correa, 922, centro, no município de Rio Brilhante, MS. A escola oferece Ensino
Fundamental (matutino e vespertino), Ensino Médio (matutino, vespertino e
noturno) e EJA (1ª, 2ª, 3ª e 4ª Fase).
O referido estágio foi realizado na biblioteca da escola, em forma de
minicurso, nos dias 23 e 24 de maio. No primeiro dia compareceram 14 (quatorze)
alunos e no segundo dia 17 (dezessete), sendo todos do Ensino Médio. Os planos
de aula aplicados no minicurso foram elaborados a partir de conteúdos voltados
para o ENEM. Vale lembrar que nos planos de aula estavam inclusos os materiais
didáticos e de apoio, bem como as apostilas de atividades e um simulado com
questões do ENEM.
No dia 23/05/2012 foram trabalhados os seguintes conteúdos: 1) apresentação
das habilidades e competências do ENEM, bem como das áreas de conhecimento que
são avaliadas, principalmente, na Área de Linguagens, Códigos e suas
Tecnologias; 2) comunicação e mensagem; código, língua e linguagem; norma culta
e variedades linguísticas); 3) realização das atividades de aplicação.
No dia 24/05/2012 foram trabalhados os seguintes conteúdos: 1) relação
entre oralidade e escrita; intencionalidade do discurso; 2) realização das atividades
de aplicação; 3) realização do simulado; 4) correção e discussão das questões
do simulado; 5) sorteio de uma caixa de bombom para o aluno com mais acertos no
simulado; 6) encerramento da aula.
Ser professor é uma experiência surpreendente e muito gratificante, pois
não apenas transmitimos conhecimentos, mas sim trocamo-los. Assim, para uma boa
aula é preciso que haja interação e participação de todos os presentes, e isso
só se consegue a partir do momento que o professor deixa de ser a “autoridade
máxima” na sala de aula e passa a ser um mediador do conhecimento, que ouve e
respeita a diversidade de idéias.
Enfim, através do estágio curricular supervisionado o acadêmico tem a oportunidade
de estar mais próximo da realidade de sua profissão.
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