Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



sexta-feira, 29 de junho de 2012

Lucélia da Silva Ribeiro - Polo de Rio Brilhante



O Estágio Curricular Supervisionado é de suma importância no processo de formação profissional, visto que é um momento de validação do aprendizado teórico e prático em confronto com a realidade da docência.
O Estágio Curricular Supervisionado em Língua Portuguesa II foi realizado na Escola Estadual Fernando Correa da Costa, localizada na Rua Antônio Alves Correa, 922, centro, no município de Rio Brilhante, MS. A escola oferece Ensino Fundamental (matutino e vespertino), Ensino Médio (matutino, vespertino e noturno) e EJA (1ª, 2ª, 3ª e 4ª Fase).
O referido estágio foi realizado na biblioteca da escola, em forma de minicurso, nos dias 23 e 24 de maio. No primeiro dia compareceram 14 (quatorze) alunos e no segundo dia 17 (dezessete), sendo todos do Ensino Médio. Os planos de aula aplicados no minicurso foram elaborados a partir de conteúdos voltados para o ENEM. Vale lembrar que nos planos de aula estavam inclusos os materiais didáticos e de apoio, bem como as apostilas de atividades e um simulado com questões do ENEM.
No dia 23/05/2012 foram trabalhados os seguintes conteúdos: 1) apresentação das habilidades e competências do ENEM, bem como das áreas de conhecimento que são avaliadas, principalmente, na Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 2) comunicação e mensagem; código, língua e linguagem; norma culta e variedades linguísticas); 3) realização das atividades de aplicação.
No dia 24/05/2012 foram trabalhados os seguintes conteúdos: 1) relação entre oralidade e escrita; intencionalidade do discurso; 2) realização das atividades de aplicação; 3) realização do simulado; 4) correção e discussão das questões do simulado; 5) sorteio de uma caixa de bombom para o aluno com mais acertos no simulado; 6) encerramento da aula.
Ser professor é uma experiência surpreendente e muito gratificante, pois não apenas transmitimos conhecimentos, mas sim trocamo-los. Assim, para uma boa aula é preciso que haja interação e participação de todos os presentes, e isso só se consegue a partir do momento que o professor deixa de ser a “autoridade máxima” na sala de aula e passa a ser um mediador do conhecimento, que ouve e respeita a diversidade de idéias.
Enfim, através do estágio curricular supervisionado o acadêmico tem a oportunidade de estar mais próximo da realidade de sua profissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário