Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



sexta-feira, 29 de junho de 2012

Luzia de Fátima de Oliveira Teles - Polo de Água Clara


A experiência do Estágio supervisionado é uma prática importante para qualquer profissão, principalmente quando estamos cursando uma faculdade em licenciatura. É essa etapa que nos proporcionará situações práticas de reflexão para construir a nossa pratica pedagógica como futuros professores. Compreendo que o estudo da língua materna e um processo complexo, pois a linguagem evolui se modifica com o tempo, o que hoje é “uso” amanhã cai em “desuso”.
            O estágio me permitiu reconhecer o quanto é complexo o trabalho de um professor de Língua Portuguesa, é primordial que o mesmo domine o conteúdo, tenha um bom relacionamento com seus alunos, e principalmente domínio de sala. Segundo Secretaria Nacional da Juventude, 2011 apud Referencial Curricular do Ensino Médio/Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, 2012, p.23,

As políticas que garantem o desenvolvimento integral da juventude, com acesso á educação de qualidade, trabalho, cultura e comunicação consideram dimensões fundamentais dessa população. Estão relacionadas diretamente com processos de formação, experimentação, construção de trajetória e projetos de vida, expressão, manifestação e participação na vida social e econômica.
           
            Portanto considerar o desenvolvimento e aprendizagem desse jovem é fundamental para que o professor elabore um Plano de Aula interessante, desafiador e significativo pra que esse jovem expresse seus conhecimentos prévios e agregue novos conhecimentos e apreenda o que lhe foi ensinado. Os estudantes do ensino médio em sua maioria são muito jovens com características diferentes, valores diferentes e isso muitas vezes geram conflitos, que precisam ser analisados pelo professor para que possa desenvolver uma aula onde todos possam participar com autonomia e respeito à diversidade da turma. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB 9.394/96) uma das etapas finais do Ensino Médio é preparar o aluno para o trabalho e principalmente proporcionar a ele uma formação ética, onde possa desenvolver a autonomia intelectual e do pensamento crítico, como também compreender os fundamentos cientifico dos processos produtivos, relacionando teoria e prática.
            Percebemos que a formação desse aluno requer muito compromisso tanto por parte dele, educando como por parte do educador, num processo de formação para a cidadania autônoma.

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