A
experiência do Estágio supervisionado é uma prática importante para qualquer
profissão, principalmente quando estamos cursando uma faculdade em
licenciatura. É essa etapa que nos proporcionará situações práticas de reflexão
para construir a nossa pratica pedagógica como futuros professores. Compreendo
que o estudo da língua materna e um processo complexo, pois a linguagem evolui
se modifica com o tempo, o que hoje é “uso” amanhã cai em “desuso”.
O estágio me permitiu reconhecer o
quanto é complexo o trabalho de um professor de Língua Portuguesa, é primordial
que o mesmo domine o conteúdo, tenha um bom relacionamento com seus alunos, e
principalmente domínio de sala. Segundo Secretaria Nacional da Juventude, 2011
apud Referencial Curricular do Ensino Médio/Rede Estadual de Ensino de Mato
Grosso do Sul, 2012, p.23,
As
políticas que garantem o desenvolvimento integral da juventude, com acesso á
educação de qualidade, trabalho, cultura e comunicação consideram dimensões
fundamentais dessa população. Estão relacionadas diretamente com processos de formação,
experimentação, construção de trajetória e projetos de vida, expressão,
manifestação e participação na vida social e econômica.
Portanto considerar o desenvolvimento e aprendizagem desse
jovem é fundamental para que o professor elabore um Plano de Aula interessante,
desafiador e significativo pra que esse jovem expresse seus conhecimentos
prévios e agregue novos conhecimentos e apreenda o que lhe foi ensinado. Os
estudantes do ensino médio em sua maioria são muito jovens com características
diferentes, valores diferentes e isso muitas vezes geram conflitos, que
precisam ser analisados pelo professor para que possa desenvolver uma aula onde
todos possam participar com autonomia e respeito à diversidade da turma. De
acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB 9.394/96) uma das etapas finais do
Ensino Médio é preparar o aluno para o trabalho e principalmente proporcionar a
ele uma formação ética, onde possa desenvolver a autonomia intelectual e do
pensamento crítico, como também compreender os fundamentos cientifico dos
processos produtivos, relacionando teoria e prática.
Percebemos que a formação desse
aluno requer muito compromisso tanto por parte dele, educando como por parte do
educador, num processo de formação para a cidadania autônoma.
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