O Estágio
Obrigatório de Língua Portuguesa II foi realizado no período noturno da Escola
Estadual Creuza Aparecida Della Coleta, localizada no bairro Jardim Gramado, em
São Gabriel do Oeste. A região é formada por moradores, em sua maioria,
oriundos das classes sociais C, D e E. Tais características podem ser vistas
ainda mais durante o período noturno, quando se deu a realização do estágio.
Isso porque as classes, especificamente as do 2º e 3º anos do Ensino Médio, são
formadas por trabalhadores cuja carga horária é de, no mínimo, oito horas
diárias em empresas locais como o frigorífico Aurora e a Cooperativa
Agropecuária de São Gabriel do Oeste (Cooasgo), locais onde o esforço físico é
bastante exigido. Apesar do cansaço aparente e presente durante todas as aulas,
os alunos buscavam dedicar-se ao máximo àquelas horas de estudo, sabendo da
importância da conclusão do Ensino Médio para alçar novos voos na vida pessoal
e profissional.
Essas
características foram essenciais na hora de focar a montagem dos planos de aula
e as apostilas com atividades e conteúdos. Pensando nisso, era necessário criar
atividades dinâmicas, que mantivessem a atenção do aluno focada durante toda a
apresentação do conteúdo.
Deparamo-nos
então com este que é o desafio dos acadêmicos atualmente. Buscar novos
horizontes no ensino da Língua Portuguesa nas escolas públicas e particulares
brasileiras, para que o aluno compreenda o conteúdo e crie amor à disciplina.
Para tanto, buscamos utilizar ferramentas tecnológicas na apresentação do
conteúdo, como vídeos disponíveis na internet e músicas do gosto cotidiano dos
alunos.
Durante
as oito horas-aula em que estivemos à frente da classe, percebemos que, para
sermos educadores, não basta estar apenas inserido no contexto escolar. É
preciso estar atento aos novos métodos de ensino, à realidade de cada aluno
presente em sala de aula, buscando a intermediação real entre o aluno e o
conhecimento. O professor é, de fato, um mediador, e não apenas transmissor do
conhecimento.
Para os
trabalhadores, por mais difícil que seja, a Educação é uma ferramenta para se
construir uma vida melhor. Ela, porém, concorre fortemente com trabalho e
família. Em nossas duas turmas, principalmente, pudemos perceber o esforço
imenso que cada estudante estava fazendo para estar ali presente e tentar
buscar o conhecimento que, para eles, é a porta para um futuro melhor –
principalmente no campo profissional, de cujo sucesso dependem a esposa, o
marido, os filhos.
Ora, percebemos então o quanto é importante que
também nós, educadores, dediquemo-nos de corpo e alma para auxiliar estes
estudantes a alcançarem o sucesso na vida acadêmica, transformando-os em
cidadãos críticos, participativos e prontos para enfrentar, quiçá, uma nova
etapa acadêmica
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