Como
a maioria dos demais colegas, realizei o Estágio de Observação e o Minicurso na
Escola Estadual São Gabriel, nas salas de 1º e 2º ano do Ensino Médio. Não
posso deixar de mencionar a postura receptiva e acolhedora da escola e da
professora de Língua Portuguesa deixando minhas colegas e eu muito a vontade
para cumprir nosso papel de observadoras e colaboradoras. A atividade do
estágio de observação permitiu que eu tivesse acesso a dinâmica de uma sala de
aula de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Pude observar e compreender como se
dá o encontro entre professor e alunos e as possibilidades de ensino e
aprendizagem, que se desencadeiam a partir de um currículo e das atividades
previstas pelo professor.
Quanto
a experiência do minicurso de Língua Portuguesa, foi extremamente produtiva no
sentido de estar trabalhando com alunos que fizeram a opção de fazer o
minicurso, demonstrando interesse em estudar, se prepararem com vista a prova do ENEM. Procuramos
realizar o minicurso de maneira dinâmica e oportunizando a participação dos
alunos, diga-se de passagem, excelente.
O tema que desenvolvemos no minicurso foi “Questões linguísticas
presentes no ENEM”. Este tema nos possibilitou apresentar uma proposta de
atividades mais leves, mais dinâmicas, onde os alunos tiveram a oportunidade de
treinar, exercitar a capacidade compreensiva e interpretativa de questões que
são comuns no ENEM. Tivemos a preocupação de proporcionar aos alunos momentos
de discussão e momentos semelhantes aos que eles vão encontrar durante ao exame
do Enem.
A participação e interesse dos alunos foi um
ponto extremamente gratificante, pois me possibilitou o contato com uma
clientela a qual, apesar de já atuar como professora, ainda não havia tido
contato. Pude constatar que uma aula para ser proveitosa e atingir o interesse
dos alunos necessita ser bem planejada, bem estruturada através de atividades
que permitam que os alunos interajam e se sintam coresponsáveis pela
aprendizagem. O equilíbrio entre o aprendizado significativo e o mecânico é fator
relevante para se ter uma boa aula. Embora a regência tenha sido em forma de
minicurso e isto difere um pouco da realidade de uma sala de aula regular,
posso afirmar que o estágio é sem dúvida um momento de tomada de consciência e
de conhecimento de uma realidade que na maioria das vezes só conhecemos de
ouvir dizer. Depois de ter trabalhado com o Ensino médio mudei meu discurso de
que este é o grupo mais difícil de trabalhar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário