Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



sexta-feira, 29 de junho de 2012

Ana Andrade da Conceição - Polo de São Gabriel do Oeste


Como a maioria dos demais colegas, realizei o Estágio de Observação e o Minicurso na Escola Estadual São Gabriel, nas salas de 1º e 2º ano do Ensino Médio. Não posso deixar de mencionar a postura receptiva e acolhedora da escola e da professora de Língua Portuguesa deixando minhas colegas e eu muito a vontade para cumprir nosso papel de observadoras e colaboradoras. A atividade do estágio de observação permitiu que eu tivesse acesso a dinâmica de uma sala de aula de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Pude observar e compreender como se dá o encontro entre professor e alunos e as possibilidades de ensino e aprendizagem, que se desencadeiam a partir de um currículo e das atividades previstas pelo professor.
Quanto a experiência do minicurso de Língua Portuguesa, foi extremamente produtiva no sentido de estar trabalhando com alunos que fizeram a opção de fazer o minicurso, demonstrando interesse em estudar, se prepararem  com vista a prova do ENEM. Procuramos realizar o minicurso de maneira dinâmica e oportunizando a participação dos alunos, diga-se de passagem, excelente.  O tema que desenvolvemos no minicurso foi “Questões linguísticas presentes no ENEM”. Este tema nos possibilitou apresentar uma proposta de atividades mais leves, mais dinâmicas, onde os alunos tiveram a oportunidade de treinar, exercitar a capacidade compreensiva e interpretativa de questões que são comuns no ENEM. Tivemos a preocupação de proporcionar aos alunos momentos de discussão e momentos semelhantes aos que eles vão encontrar durante ao exame do Enem.
A participação e interesse dos alunos foi um ponto extremamente gratificante, pois me possibilitou o contato com uma clientela a qual, apesar de já atuar como professora, ainda não havia tido contato. Pude constatar que uma aula para ser proveitosa e atingir o interesse dos alunos necessita ser bem planejada, bem estruturada através de atividades que permitam que os alunos interajam e se sintam coresponsáveis pela aprendizagem. O equilíbrio entre o aprendizado significativo e o mecânico é fator relevante para se ter uma boa aula. Embora a regência tenha sido em forma de minicurso e isto difere um pouco da realidade de uma sala de aula regular, posso afirmar que o estágio é sem dúvida um momento de tomada de consciência e de conhecimento de uma realidade que na maioria das vezes só conhecemos de ouvir dizer. Depois de ter trabalhado com o Ensino médio mudei meu discurso de que este é o grupo mais difícil de trabalhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário