Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



sexta-feira, 29 de junho de 2012

Helena de Oliveira Lima Inácio Monteiro - Polo de São Gabriel do Oeste


           O Estágio Supervisionado é a integração entre a teoria e a prática. A meu ver, há uma relação intrínseca entre elas já que uma só se completa através da outra.
            Ao chegar ao último ano do curso e ter concluído o estágio, vejo o quanto ele é fundamental para a formação do acadêmico de Letras. É através dele que o aluno tem a oportunidade de aprender e crescer em todos os planos. Por esta razão, a realização de todas as etapas do estágio é de suma importância, porque é desta forma que o acadêmico conseguirá vivenciar o que realmente é ser professor. No estágio, a visão da realidade de uma sala de aula se torna mais clara, pois o acadêmico coloca em prática tudo o que aprendeu na teoria e no nosso caso, na simulação. Aliás, esta é uma etapa que considero de suma importância.
            Realizei o estágio de Língua Portuguesa no Ensino Médio da Escola Estadual São Gabriel, localizada no centro da cidade de São Gabriel do Oeste – MS. É uma escola pequena, porém organizada. As dependências são bem distribuídas no espaço físico e este é muito limpo e acolhedor. Os funcionários, sem exceção, foram bem receptivos e demonstraram disposição para cooperar com a realização do estágio e, desta forma, colaborar com a nossa formação.
            As etapas de Observação e Co-Participação foram realizadas no período matutino com a Professora Sônia. Já a realização da regência se deu no contraturno, ou seja, no período noturno. Esta ocorreu em forma de minicurso com o conteúdo voltado para preparar o aluno para o ENEM e, sem dúvida, cooperou muito para a formação e crescimento dos participantes, independente de sermos nós, estagiárias, ou os alunos. A oportunidade de realizar o minicurso foi, sem dúvida, um momento muito enriquecedor. Passamos por momentos de pesquisa, de estudo, de seleção e elaboramos uma apostila com uma parte textual acerca do que é a Linguística e também com questões linguísticas que aparecem nas provas do ENEM, com vistas a promover ao aluno uma simulação da realização do Exame.
            O grupo de alunos estava bem motivado e demonstrou interesse no conteúdo participando ativamente de cada uma das etapas. As aulas foram bem dinâmicas e interativas.
            A experiência em sala, mais uma vez, foi gratificante. Ao final entendi que valeu à pena cada momento dedicado ao estudo e à elaboração do material, cada viagem com todo o risco que há, cada instante dentro da sala de aula. Enfim, tudo valeu à pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário