Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



quinta-feira, 28 de junho de 2012

Lorena Silva Paredes - Polo de Camapuã


Através do Estágio Supervisionado podemos observar e conhecer melhor o universo docente, haja vista que a prática escolar a cada dia nos traz desafios inovadores; onde somente no Estágio é possível conhecer, nos preparar e melhorar qualquer impressão que tenhamos sobre a vida escolar.
Realizamos nosso Estágio na Escola Estadual Camilo Bonfim, considerada a maior escola do município, a qual proporciona melhores condições aos alunos. A escola possui quadra coberta, sala de tecnologias, salas com ar condicionado, sala de vídeo, biblioteca, refeitório, e entre outros quesitos que a destaca entre as demais escolas do município, além de um material tecnológico ímpar. A princípio realizamos a observação da realidade escolar, onde estivemos presentes na escola, analisando dados internos e funcionais, recursos humanos e físicos existentes na Unidade Escolar. Podemos ressaltar que em todo instante em que estivemos reunidas na Escola, fomos muito bem recepcionadas e os funcionários estiveram prestativos a nos auxiliar em nossos questionamentos. Em um segundo momento, realizamos observação e co-participação nas aulas, onde estivemos a par da situação dos alunos, e presenciamos a realidade do professor em sala de aula.
A partir deste ponto, passamos a analise do conteúdo que nos foi solicitado para elaboração dos planos de aula. Estivemos reunidas com a finalidade de elaborarmos nossos planos de aula e material didático que seriam utilizados em nosso minicurso. Realizamos várias pesquisas na internet e em livros didático-pedagógicos, os quais nos auxiliaram na elaboração da nossa apostila.
Com os materiais finalizados, realizamos a regência deste Estágio Supervisionado, através da apresentação de um minicurso aos alunos do 1º ao 3º Ano do Ensino Médio. Dizer que o nervosismo não fazia parte de nós, não é verídico, haja vista que vínhamos de um minicurso de língua espanhola, o qual trouxe várias novidades no sentido de pronunciação e palavras até então desconhecidas por parte dos alunos, e estávamos prestes a apresentar aulas de Língua Portuguesa, a qual, a meu ver, não “encantaria” os alunos como da última vez. Enganei-me, e pude perceber que o fascínio e interesse em desenvolver atividades não estão na disciplina a ser ministrada, mas sim, no conteúdo, no empenho e preparação por parte de nós docentes. Pude perceber que é possível haver fascínio por linguagens e suas tecnologias, assim como por línguas estrangeiras. Foi-nos gratificante presenciar a felicidade dos alunos em trabalharem com entrevista, foi cômico assistir Jô Soares conversar com Ivete Sangalo e suas manias, seu jeito desastrado e caipira de viver, conseguimos transferir um simples vídeo como este para a realidade metodológica que estávamos implicadas a trabalhar. A elaboração do currículo também foi muito interessante, conseguimos encerrar nossa etapa de regência com êxito, os alunos saíram com vontade de voltar, para assistirem as aulas das demais professoras.
Confesso que a todo o momento sentia-me desanimada, acredito que muito cansada também, afinal de contas, estamos na reta final, em nenhum momento acreditei que seria motivador ou inovador nosso minicurso. Entrei em sala, no primeiro dia, um tanto quanto descrente e preocupada com a visão que os alunos teriam de nós como professoras, pois achei que não haveria nada de interessante em ensinar Língua Portuguesa, no caso o tema entrevista, a alunos que já sabiam sobre o tema. Porém, quando concluímos este dia, pude ver que havia muito mais interesse do que eu imaginava, e confesso que senti prazer em ensinar linguagens da nossa língua materna; e ao finalizarmos o segundo dia, pude ter certeza do quanto ainda conhecemos muito pouco do universo escolar, a vida de um profissional da educação vai muito além do que nossa mente acomodada pode imaginar. É necessário um único sentimento acima de qualquer outro para o bom desenvolvimento dessa profissão de ensinar-aprender: o amor. Amor pelo que faz, pela profissão que escolheu, amor pelo ensinar e principalmente, estarmos abertos a aprender cada vez mais. Os alunos deste minicurso, em especial, ensinaram-me que não podemos sofrer por antecipação, devemos acreditar que o fascínio é um sentimento individual, e isso deve partir de nós, professoras. A nossa motivação vai interferir na visão que os alunos terão sobre determinada disciplina.
Por fim, acredito que nossos objetivos puderam ser colhidos nesta última etapa do Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa II e reforçou nosso interesse em trabalhar como profissionais da educação, lembrando que ensinar é a mais bela arte de aprender.

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