Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



sexta-feira, 29 de junho de 2012

Vilma Aparecida Pontes - Polo de Apiaí


A regência de Língua Portuguesa II, realizada na Escola Antonia Baptista Calazans Luz com alunos do Ensino Médio proporcionou momentos de ensino, mas também de aprendizagem, através de uma boa participação e interação entre alunos e professores. O tema “Produção de texto voltado para o ENEM”, foi desenvolvido de maneira bastante produtiva, pois todos se envolveram e procuraram desenvolver com interesse as atividades propostas. Ao planejar as aulas pensamos em assuntos que pudessem chamar a atenção dos alunos e para isso selecionamos textos sobre a gravidez na adolescência e sobre as variações linguísticas, por considerá-los bastante polêmicos, atuais e de acordo com a faixa etária dos alunos, além se ser uma boa opção para discutir e produzir textos dissertativo-argumentativo. Acertamos nas escolhas, pois todos puderam argumentar, questionar, opinar, formular hipóteses, fazer comparações, expor suas ideias e principalmente compreender os passos necessários para se produzir um texto dissertativo-argumentativo através das análises dos textos selecionados.
Apesar de trabalhar com crianças na área da educação há vinte e dois anos, o contato com esses grupos de adolescentes num ritmo mais acelerado me deixou um pouco apreensiva no inicio da aula, pois há uma diferença muito grande no comportamento dos mesmos, que agem com mais independência e com grande capacidade para defenderem seus pontos de vista, o que considero ingredientes indispensáveis para uma boa aprendizagem. Reconheço, no entanto, pelas experiências que tive na realização dos estágios, que nem sempre as aulas se desenvolvem neste mesmo ritmo, mesmo quando essas aulas são desenvolvidas pelo mesmo professor, com alunos da mesma faixa etária e com os mesmos conteúdos, porém com turmas diferentes. Cada grupo de alunos possui uma característica muito peculiar, de forma que as mesmas aulas nem sempre podem ser desenvolvidas com as mesmas estratégias e metodologias. È importante que o professor reconheça essas diferenças e busque diferentes formas para garantir um ensino e aprendizagem de qualidade para todos os alunos.
A regência é um momento de grande importância que coloca o futuro professor diante de situações que acontecem no dia a dia numa sala de aula. Desta forma, permite uma reflexão sobre a grande responsabilidade de um educador que deve ter um bom domínio sobre o conteúdo a ser ensinado, mas principalmente, ter habilidades para trabalhar com as diferenças no que diz respeito ao comportamento, atitudes e ritmo de aprendizagem de cada aluno, principalmente no que diz respeito à inclusão de alunos portadores de algum tipo de deficiência.

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