A regência de Língua
Portuguesa II, realizada na Escola Antonia Baptista Calazans Luz com alunos do
Ensino Médio proporcionou momentos de ensino, mas também de aprendizagem,
através de uma boa participação e interação entre alunos e professores. O tema
“Produção de texto voltado para o ENEM”, foi desenvolvido de maneira bastante
produtiva, pois todos se envolveram e procuraram desenvolver com interesse as
atividades propostas. Ao planejar as aulas pensamos em assuntos que pudessem
chamar a atenção dos alunos e para isso selecionamos textos sobre a gravidez na
adolescência e sobre as variações linguísticas, por considerá-los bastante
polêmicos, atuais e de acordo com a faixa etária dos alunos, além se ser uma
boa opção para discutir e produzir textos dissertativo-argumentativo. Acertamos
nas escolhas, pois todos puderam argumentar, questionar, opinar, formular
hipóteses, fazer comparações, expor suas ideias e principalmente compreender os
passos necessários para se produzir um texto dissertativo-argumentativo através
das análises dos textos selecionados.
Apesar de trabalhar com
crianças na área da educação há vinte e dois anos, o contato com esses grupos
de adolescentes num ritmo mais acelerado me deixou um pouco apreensiva no
inicio da aula, pois há uma diferença muito grande no comportamento dos mesmos,
que agem com mais independência e com grande capacidade para defenderem seus
pontos de vista, o que considero ingredientes indispensáveis para uma boa
aprendizagem. Reconheço, no entanto, pelas experiências que tive na realização
dos estágios, que nem sempre as aulas se desenvolvem neste mesmo ritmo, mesmo
quando essas aulas são desenvolvidas pelo mesmo professor, com alunos da mesma faixa
etária e com os mesmos conteúdos, porém com turmas diferentes. Cada grupo de
alunos possui uma característica muito peculiar, de forma que as mesmas aulas
nem sempre podem ser desenvolvidas com as mesmas estratégias e metodologias. È
importante que o professor reconheça essas diferenças e busque diferentes
formas para garantir um ensino e aprendizagem de qualidade para todos os
alunos.
A regência é um momento de grande
importância que coloca o futuro professor diante de situações que acontecem no
dia a dia numa sala de aula. Desta forma, permite uma reflexão sobre a grande
responsabilidade de um educador que deve ter um bom domínio sobre o conteúdo a
ser ensinado, mas principalmente, ter habilidades para trabalhar com as
diferenças no que diz respeito ao comportamento, atitudes e ritmo de
aprendizagem de cada aluno, principalmente no que diz respeito à inclusão de
alunos portadores de algum tipo de deficiência.
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