Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



quinta-feira, 28 de junho de 2012

Marisa Goulart - Polo de Camapuã


Através do Estágio Supervisionado podemos observar conhecer melhor a realidade escolar que envolve todo um processo sócio educativo, é uma grande oportunidade de reflexão que envolve toda uma prática pedagógica escolar. Este texto trata-se das reflexões pautadas em observações registradas durante a realização do Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa II, no Ensino Médio, com o objetivo de socializar as práticas vivenciadas durante o Estágio Supervisionado. Realizamos nosso Estágio na Escola Estadual de Iº e II Grau Camilo Bonfim, situada na rua: dos Jesuítas número 696 centro, na cidade de Camapuã – MS. Essa escola é a maior do Município, oferecendo aos alunos a melhores condições para o ensino aprendizagem: quadra coberta, sala de tecnologia, salas com ar condicionado, sala de vídeo, uma biblioteca muito bem equipada, refeitório, e outras dependências necessárias da escola. Durante o nosso Estágio Supervisionado fomos muito bem recepcionados pelo corpo administrativo e o corpo docente da escola, isso foi muito importante para nós, porque sentimos muito bem, pela aceitação como estagiários. Começamos realizar a nossa observação de todos os itens internos em funcionamentos da Unidade Escolar. Em outro momento passamos a observar a co-participação nas salas de aulas estando presente na relação aluno e professor, assim presenciamos a realidade do educador e na sala de aula com os alunos. Após esse período, passamos a verificar todo o material para a elaboração dos planos de aulas e dos materiais didáticos utilizados no minicurso. Realizamos varias pesquisas na internet, e com os materiais didáticos, foram essenciais para a elaboração da apostila para o minicurso. Com os materiais todos organizados, partimos para o minicurso, emocionados na expectativa que tudo ocorresse bem, e graças ao nosso esforço e dedicação e Deus, tudo correu como esperávamos, realizamos a nossa regência de Estágio Supervisionado. Durante a aula sobre o estudo da Linguagem formal e informal foi bem interessante, pois eles queriam aprender sobre a norma padrão e a norma culta das liguagens, sobre as variações linguísticas foi muito cômico, eles riam das variações linguísticas apresentadas de todas as regiões e seus costumes de falar, colocamos um vídeo para eles assistirem e ouvirem a música o cuitelinho de Pena Branca e Xavantinho, eles amaram e acompanhavam a música também.
Observando o uso da concordância verbal na letra da música. Analisando todo processo de elementos que compõem o desenrolar comunicativo das pessoas, assim conhecendo toda uma estrutura da comunicação oral e escrita da linguagem, melhorando sua comunicação nos aspectos profissional, ético e intelectual. Quanto aos estudos dos textos jornalísticos, manchete, legenda, foto, visualizamos com eles as estruturas que compõem cada um deles. Colocamos um vídeo para que eles ouvissem e assistisse uma reportagem, jornal falado. Assim possibilitamos a oportunidade de conhecimentos, estruturas, distinguirem as características, relacionar as imagens, legendas, reportagens. Possibilitando aos alunos formarem diferentes tipos de opiniões. Assim cumpriu-se o nosso Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa II. Concluímos que o minicurso de Língua Portuguesa II atingiu todos os aspectos necessários exigidos. Quanto aos aspectos positivos, todos os alunos foram participativos interessados e pontuais. Foi muito bom, digo maravilho. Conseguimos realizar mais essa etapa final do nosso Estágio Supervisionado graças a Deus e a nossa coordenadora do Curso de letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário