Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



sexta-feira, 29 de junho de 2012

Vanessa Di Cola Dias Batista - Polo de Apiaí


             O presente estágio de Língua Portuguesa ( Mini curso ) teve como base aprimorar os conceitos de produções de texto no ensino médio, visando preparar os alunos para o ingresso de Vestibulares, Enem e outras particularidades que abordem o texto   em seu contexto, preparando os mesmos para a vida social.
Com isso o mini curso serviu de base para o aperfeiçoamento destes alunos na prática de produções de texto, visando favorecer lhes através de novos conhecimentos   e novos conceitos em relação ao aprendizado de conteúdos utilizados nas provas do Enem.
Desta forma o estágio teve como meta o pleno desenvolvimento dos educandos, dando lhes a oportunidade de ampliar seu crescimento pessoal, integral e social.
Em minha opinião o minicurso foi de extrema importância para os alunos, pois além de dar oportunidades para que ambos conheçam noções de como produzir interpretar e analisar um texto, também favoreceu os mesmos para a vivência social, preparando-os para o futuro. Sendo assim pode se concluir que o minicurso não serviu somente para o aprendizado dos alunos, mas também contribuiu com o nosso pleno desenvolvimento  enquanto estagiários pois nos favoreceu na troca de conhecimentos e novos aprendizados.
Durante o minicurso, pude observar que os conhecimentos apresentados pelos alunos sobre textos eram mínimos, apresentavam bastante dificuldade para a interpretação e análise textual, sendo assim acredito eu, que o minicurso lhes acrescentou uma grande bagagem, pois ao final do minicurso pude concluir que os mesmos acrescentaram grandes   reflexões acerca do que estudaram.
Com isso enfatiza se que há necessidade que este processo seja longo, reflexivo e diário e que as práticas de produções de texto estejam interligadas também a profundas análises reflexivas   que garantam a sustentabilidade  do processo contínuo, em sentidos, significados, valores e conceitos para que o indivíduo embase suas ações reflexivas em atividades sociais, tendo uma construção crítica do conhecimento e possibilidades de criar suas próprias idéias e seus conceitos.
 Enfim pude concluir que os minicursos serviram de base para   que eu pudesse crescer profissionalmente, me preparando futuramente para atuar em sala de aula, enfim o minicurso me proporcionou uma  vasta gama de conhecimentos em relação ao trabalho com adolescentes e pessoas mais velhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário