Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



sexta-feira, 29 de junho de 2012

Cátia Elaine Dias - Polo de Água Clara


O estágio de língua portuguesa proporcionou-me uma reflexão sobre como é a realidade do docente em sala de aula, de onde tirei lições que irão servir de base para o meu futuro como professora. Vivenciei a realidade dentro da sala de aula, junto aos alunos e é claro, pude acompanhar o trabalho de um professor, observar os erros e acertos, criando condições para perceber os problemas a atividade docente e servindo como lição e experiência de vida para que eu possa ser uma professora de Língua Portuguesa.
Sabemos que o bom profissional não pode ficar estagnado no tempo, ele tem que estar sempre renovando. O professor deve sempre estar se aperfeiçoando de forma contínua, deve ser consciente de que ele é um agente transformador e que não pode estar à frente na formação de alguém se não levar a sério a sua própria formação. Precisa sair em busca de novos conhecimentos, precisa criar e recriar novas técnicas para que seus aprendizes não sejam meros repetidores e sim construtores de conhecimentos.
O estágio foi um período em que busquei vincular aspecto teórico com aspectos práticos. Foi um momento em que a teoria e a prática se mesclaram para que fosse possível apresentar um bom resultado e sobre tudo perceber a necessidade em assumir uma postura não só crítica, mas também reflexiva da nossa prática educativa diante da realidade e a partir dela, para que possa buscar uma educação de qualidade.
Tive a certeza de que a cada dia adquirimos novas formas de ensinar e aprender, um desafio diário que devemos aproveitá-los e transformá-los em oportunidades. 
Que os professores, principalmente o de língua materna, precisam considerar a linguagem como um fenômeno social, portanto, devem adequar suas metodologias, numa análise crítica, através do uso da linguagem, para a partir do discurso, construir ou desconstruir a sua realidade, a sociedade à sua volta e o mundo em que ele vive. É preciso refletir e reavaliar as práticas e os conteúdos.
Com a regência busquei dar aulas dinâmicas, um dos temas das minhas aulas foi Histórias em Quadrinhos, trabalhei com tirinhas, histórias da Turma da Mônica e algumas imagens que entreguei aos alunos, poupando-os de terem que copiar o conteúdo da lousa, as aulas aconteceram de forma satisfatória, todos  os alunos foram participativos, conversaram pouco e demonstraram bastante interesse, fato que é gratificante para qualquer pessoa que está ministrando uma aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário