Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



sexta-feira, 29 de junho de 2012

Ieda Gomes da Silva - Polo de Água Clara


O Estagio Supervisionado de Língua Portuguesa, mais uma vez se caracterizou como uma oportunidade de desenvolvermos nossa consciência crítica a respeito do ensino/aprendizagem, levando-se em consideração aos aspectos sócio-culturais envolvidos nessa prática pedagógica, foi realizado na Escola Estadual Marechal Castelo Branco, localizado na cidade de Água Clara Estado de Mato Grosso.  A “Escola Marechal Castelo Branco,” é uma escola com salas amplas, bem arejadas, com carteiras bem conservadas, e com números suficientes para a quantidade de alunos, no pátio os alunos contam com uma quadra de esporte, um bebedouro com água gelada e natural, possui uma sala de informática com aparelhos que atendam uma classe de alunos , quando há necessidade de uso da internet para pesquisas escolares, há também uma cozinha planejada para oferecer refeições no intervalo principal, tem uma cantina bem estruturada para a venda de lanches. As professoras da matéria de língua portuguesa, tanto do período matutino como vespertino, nos recebeu com muita cordialidade, deixando-nos à vontade na sala de aula para que colocássemos em prática o nosso objetivo que é passar conhecimentos.
O estágio foi um aprendizado tanto para nós os estagiários, como para os alunos que colaboraram com essa oportunidade tão importante para nosso futuro.
Os alunos demonstraram interesses e na maioria deles uma criatividade surpreendente, se comportaram bem, participaram, foram muitos receptivos, até carinhosos, fiquei feliz com os resultados.
Utilizei os recursos que a escola dispunha, trabalhei em equipe para tentar diminuir o problema de inibição por grande parte dos alunos. Produzi materiais impresso dentre as equipes para melhor acompanhamento dos assuntos abordados. Os estudos realizados nas salas de aula tiveram abordagens de análise em música do qual os alunos mostraram grande interesses em participar na aula, os exercícios foram pesquisados em vestibulares já realizados para que os alunos tivessem conhecimentos como se trabalhar com os textos musicais em uma  prova de grande repercussão na vida futura dos estudantes.
A dificuldade que eu encontrei nessa turma e acredito que ocorre em todas as turmas, pois são jovens adolescentes, alguns com certos exageros, mas nada que afetasse o desenvolvimento da aprendizagem, procurei orientá-los quanto à importância  de fazer os exercícios, da Língua Portuguesa  para se entra numa faculdade..
Procurei fazer os conhecimentos prévios dos alunos, me apresentando e falando sobre o conteúdo que trabalharíamos juntos. Esse levantamento foi muito satisfatório e ajudou na compreensão dos exercícios seguintes.
A simulação da regência foi gratificante para entender onde eu  poderia melhorar na prática da regência, procurei aceitar e corrigir as falhas anotadas pela orientadora, do curso, mudando  meu planejamento  para uma  aula que se tornasse mais agradável e participativa por parte dos alunos, acredito que tudo faz parte  da profissão, a comprovação do  estágio  é puro aprendizado é nesse momento que aprendemos a profissão, as conversas, brincadeira, muitas das vezes são tidas como positivas para que o ambiente na sala de aula se torne  interessante e participativa por parte dos alunos, e para o nosso trabalho, o diferencial é que faz com que os alunos gostem ou não das aulas, portanto a criatividade, o dinamismo a avaliação deve ser clara e objetiva.

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