O Estagio
Supervisionado de Língua Portuguesa, mais uma vez se caracterizou como uma
oportunidade de desenvolvermos nossa consciência crítica a respeito do
ensino/aprendizagem, levando-se em consideração aos aspectos sócio-culturais
envolvidos nessa prática pedagógica, foi realizado na Escola Estadual Marechal
Castelo Branco, localizado na cidade de Água Clara Estado de Mato Grosso. A “Escola Marechal Castelo Branco,” é uma
escola com salas amplas, bem arejadas, com carteiras bem conservadas, e com
números suficientes para a quantidade de alunos, no pátio os alunos contam com
uma quadra de esporte, um bebedouro com água gelada e natural, possui uma sala
de informática com aparelhos que atendam uma classe de alunos , quando há
necessidade de uso da internet para pesquisas escolares, há também uma cozinha
planejada para oferecer refeições no intervalo principal, tem uma cantina bem
estruturada para a venda de lanches. As professoras da matéria de língua
portuguesa, tanto do período matutino como vespertino, nos recebeu com muita
cordialidade, deixando-nos à vontade na sala de aula para que colocássemos em
prática o nosso objetivo que é passar conhecimentos.
O estágio foi um
aprendizado tanto para nós os estagiários, como para os alunos que colaboraram
com essa oportunidade tão importante para nosso futuro.
Os alunos
demonstraram interesses e na maioria deles uma criatividade surpreendente, se
comportaram bem, participaram, foram muitos receptivos, até carinhosos, fiquei
feliz com os resultados.
Utilizei os
recursos que a escola dispunha, trabalhei em equipe para tentar diminuir o
problema de inibição por grande parte dos alunos. Produzi materiais impresso
dentre as equipes para melhor acompanhamento dos assuntos abordados. Os estudos
realizados nas salas de aula tiveram abordagens de análise em música do qual os
alunos mostraram grande interesses em participar na aula, os exercícios foram
pesquisados em vestibulares já realizados para que os alunos tivessem
conhecimentos como se trabalhar com os textos musicais em uma prova de grande repercussão na vida futura
dos estudantes.
A dificuldade
que eu encontrei nessa turma e acredito que ocorre em todas as turmas, pois são
jovens adolescentes, alguns com certos exageros, mas nada que afetasse o
desenvolvimento da aprendizagem, procurei orientá-los quanto à importância de fazer os exercícios, da Língua Portuguesa para se entra numa faculdade..
Procurei fazer
os conhecimentos prévios dos alunos, me apresentando e falando sobre o conteúdo
que trabalharíamos juntos. Esse levantamento foi muito satisfatório e ajudou na
compreensão dos exercícios seguintes.
A simulação da
regência foi gratificante para entender onde eu poderia melhorar na prática da regência,
procurei aceitar e corrigir as falhas anotadas pela orientadora, do curso,
mudando meu planejamento para uma
aula que se tornasse mais agradável e participativa por parte dos
alunos, acredito que tudo faz parte da
profissão, a comprovação do estágio é puro aprendizado é nesse momento que
aprendemos a profissão, as conversas, brincadeira, muitas das vezes são tidas
como positivas para que o ambiente na sala de aula se torne interessante e participativa por parte dos
alunos, e para o nosso trabalho, o diferencial é que faz com que os alunos
gostem ou não das aulas, portanto a criatividade, o dinamismo a avaliação deve
ser clara e objetiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário