Estágio Obrigatório em Literatura
A regência em Literatura
realizada na Escola Estadual Prof.ª Antonia Baptista Calazans luz, sobre o tema
“Semana de Arte Moderna”, foi um grande desafio, pois se trata de um assunto
com um conteúdo bastante amplo, com inúmeras formas para ser introduzido numa
sala de aula. No planejamento das aulas tivemos a preocupação em fazer uma breve
revisão sobre as escolas literárias que precederam o modernismo para que os
alunos pudessem perceber as principais características de cada época para
finalmente compreender o que foi realmente a Semana de Arte Moderna e suas
consequencias na Literatura Brasileira. Foi possível perceber através de
conversas informais ou até mesmo através da sondagem inicial feita para checar
o que os alunos já sabiam sobre o assunto, que apesar da escola ter um ótimo
projeto de leitura que está sendo posto em prática pelos professores com
bastante empenho e que com certeza já tem dado bons resultados, alguns alunos
demonstram ainda certo desinteresse pela Literatura. Parece que o interesse
pela leitura é bastante acentuado nas séries iniciais, mas que vai diminuindo
com o passar do tempo, na medida em que os adolescentes encontram novas formas
para se distrair, se comunicar, se interagir na sociedade. Creio que a
Literatura necessita de mais espaço desde o inicio da vida escolar de cada
criança.
Revermos, mesmo de forma
bastante breve, conteúdos já estudados anteriormente pelos alunos, foi uma
ideia muito boa, pois possibilitou aos mesmos recordar e perceber as principais
diferenças e características de cada escola literária, através de uma boa
integração entre professores e alunos. Foi interessante perceber que mesmo
aqueles alunos que pareciam desinteressados, ficaram curiosos para conhecer algumas
obras literárias sugeridas pelos professores. Eles se sentiram bastante a
vontade para questionar, fazer comparações, formular hipóteses, concluir
ideias, etc. As atividades propostas foram desenvolvidas de forma satisfatória.
Embora o tempo não tenha sido suficiente para abordarmos todos os conteúdos
planejados, creio que o que foi abordado garantiu aos alunos uma boa
aprendizagem, pois o mais importante é a qualidade do que se ensina e não a quantidade
de conteúdos transmitidos de qualquer jeito.
Considero a regência um
complemento fundamental na formação do futuro professor, pois é o momento em
que colocamos em prática toda a teoria estudada durante o curso. É uma
oportunidade para avaliarmos e compreendermos a real situação do professor no
dia a dia numa sala de aula, diante de alunos vindos de diferentes classes
sociais, econômicas e culturais, com comportamentos e atitudes bastante
diversificados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário