O período de estágio nos proporciona enriquecimento
intelectivo, conhecimento sobre nossa prática, e aperfeiçoamento da nossa
formação docente, desta forma chegar ao final do curso, e sentir que escolhemos
uma profissão que nos compromete com a formação social dos nossos alunos, nos
deixa claro quão importante é nossa profissão; e ao refletir sobre o período de
aplicação do estágio, conseguimos ter a certeza que estamos no caminho certo
que é necessário uma formação comprometida para estarmos sempre adquirindo
conhecimento e que ser um educador é ser autocrítico, analisar constantemente
seu trabalho e um constante pesquisador e inovador dentro da sua prática
pedagógica.
O estágio Supervisionado de Literatura nos
proporcionou essa análise da nossa busca profissional, sentimos a grandeza que
está implícita na formação docente, desta forma o meu sentimento em relação ao
estágio foi de realização, de dever cumprido, as aulas foram gratificantes, com
alunos interativos, questionadores, que impulsionam a nossa prática, e que nos
permitem por em prática todo o nosso planejamento, em relação às aulas e também
proporcionam aos educadores a valorização do trabalho realizado externamente à
sala, de pesquisa, de diálogo entre os estagiários envolvidos na elaboração das
aulas, de superação dos obstáculos.
A formação docente requer habilidade e competências,
adquiridas ao longo da formação, com a teoria e mais tarde com a prática, no
estágio de Literatura trabalhamos um tema importante, fazendo sempre uma
comparação, com a realidade externa e atual ao contexto estudado, conseguimos
fazer com que os alunos compreendessem a importância desse período (Modernismo
Português), os seus impulsionadores especificamente Fernando Pessoa, analisando
a sua alma poética e suas criações heteronímicas, para a realização das aulas
foi imprescindível a participação e colaboração dos alunos, e com sucesso conseguimos
concluir nossas aulas.
Acredito que
esta etapa foi importantíssima, para minha formação, considerando que devemos
ser profissionais capacitados, reflexivos e autocríticos, buscando sempre estar
avaliando nossa prática e não medindo esforços para levar o conhecimento ao
aluno de forma dinâmica, estratégica e eficiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário