Estágio Obrigatório em Literatura
Na regência
de Literatura trabalhei com duas turmas uma com quatro alunos e outra com três
alunos, o trabalho foi realizado em forma de minicurso uma das turmas no período da manhã, e outra no período da tarde.
Os alunos eram de 2º e 3º anos do
Ensino médio.
Novamente
o com o grande desafio, dividir o tempo de atuação entre quatro estagiários, como
na última regência, porém com a vantagem que já sabíamos as características de
cada um. Com isso a adaptação foi mais tranqüila.
O
ponto relevante pra mim nessa última etapa de estágio supervisionado
obrigatório foi realmente o conteúdo proposto pela professora e a maneira como
nos propôs a apresentá-lo. Totalmente novo pra mim, já leciono como professora
eventual na Secretaria Estadual de Educação de São Paulo e ainda não tinha
visto algo parecido com o que a professora responsável nos propôs trabalhar a
Literatura, a Escola Literária do Romantismo mostrando suas características em
textos de panfletos, folhetos, propagandas e vídeos, tudo muito atual e inovador.
No
instante que me passou tudo aquilo não consegui imaginar essa maneira de
abordar o Romantismo afinal trazemos conosco um modelo de Literatura e de
abordagem na qual não vimos mudanças.
Surpreendentemente a partir do momento que consegui enxergar o que a
professora nos propunha a apresentar aos grupos, foi muito interessante idéias
e palavras, exemplos começaram a surgir e o espetacular é que os alunos
interagiram perceberam que a mudança é possível e compreensível.
Um
fator favorável foi à interação do grupo mesmo pequeno era composto por alunos
interessados e atuantes eles questionavam e
isso fazia com que mais ainda eu compreendesse os pontos que queríamos
chegar e que a tal quebra de paradigmas era possível.
Aprendi muito nessa aula de Literatura e hoje sei mais ainda que o novo
chega sempre para abrir novas portas de conhecimento e nos torna seres
pensantes e atuantes.
Concluo
com isso que o maior conhecimento que passamos e adquirimos foi o conhecimento da mudança
necessária e imediata, essa mudança que muitos educadores têm receio de fazer .
Nenhum comentário:
Postar um comentário