O Estágio
Obrigatório de Literatura foi realizado no período noturno da Escola Estadual
Creuza Aparecida Della Coleta, em São Gabriel do Oeste. A região é formada por
moradores, em sua maioria, oriundos das classes sociais C, D e E, com maior
necessidade de atenções por parte do poder público, seja na área de saúde,
educação, assistência social, lazer e outros direitos básicos. Tais
características podem ser vistas ainda mais durante o período noturno, quando
se deu a realização do estágio. Isso porque as classes, especificamente as do
2º e 3º anos do Ensino Médio, são formadas por trabalhadores cuja carga horária
é de, no mínimo, oito horas diárias em empresas locais como o frigorífico
Aurora e a Cooperativa Agropecuária de São Gabriel do Oeste (Cooasgo), locais
onde o esforço físico é bastante exigido.
Neste
sentido, percebemos a importância do professor em sala de aula não apenas como
transmissor de conhecimentos, mas como um incentivador para manter os
estudantes sempre animados e atentos às aulas, destacando a importância dos
estudos apenas da puxada rotina do dia a dia de cada um. Percebemos então que,
além de todo o preparo acadêmico que o docente precisa ter, é preciso ter
profundo amor pela profissão, pela disciplina ministrada e pelos alunos que
estão sob sua responsabilidade.
O intuito
era não apenas focar única e exclusivamente no contexto histórico do período
literário estudado, apesar de esse conteúdo ser importante para a compreensão
dos próprios autores e da corrente literária que surge. Se antigamente se
focava muito em datas e na vida dos autores de cada escola literária, hoje aos
poucos busca-se um novo viés no ensino da Literatura, até mesmo porque da forma
com que a Literatura era ministrada antigamente não havia, de fato, estímulo
aos alunos para que apreciassem os textos literários existentes. Eu mesma,
confesso, sou influência da corrente imediatista da década de 1980 e 1990,
quando se focava em leituras de fácil compreensão. Isso me causou dificuldades
na hora de elaborar o material para o estágio, porém, aos poucos, passei a
gostar e a valorizar os textos estudados para ministrar o minicurso de
Literatura.
Esse
interesse nós, Tineke e Eliana, também buscamos repassar aos alunos que
participaram do minicurso. Por isso, focamos não apenas no contexto histórico
da Época de Orpheu, porém apresentamos a eles textos escritos por cada um dos
heterônimos de Fernando Pessoa, buscando estimulá-los a identificar as
diferenças entre os perfis de cada autor e do próprio Fernando Pessoa. Os
textos foram trabalhados por meio de exercícios semelhantes aos que eles
encontrarão em provas de concurso vestibular ou Enem (Exame Nacional do Ensino
Médio).
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