Estágio Obrigatório em Literatura
O estágio ocorreu na Escola Estadual Marechal Castelo Branco entre os dias 15 de Março a 25 de Maio de 2012. Inicialmente, observamos a realidade escolar, verificamos as condições físicas e a estrutura da escola. A escola dispõe de uma ótima infra-estrutura, contando com uma biblioteca, uma sala de recursos midiáticos, uma sala de professores, uma secretaria, sala da direção, sala de coordenação pedagógica, um pátio central, além de um banheiro para os funcionários e dois para os alunos.
O estágio ocorreu na Escola Estadual Marechal Castelo Branco entre os dias 15 de Março a 25 de Maio de 2012. Inicialmente, observamos a realidade escolar, verificamos as condições físicas e a estrutura da escola. A escola dispõe de uma ótima infra-estrutura, contando com uma biblioteca, uma sala de recursos midiáticos, uma sala de professores, uma secretaria, sala da direção, sala de coordenação pedagógica, um pátio central, além de um banheiro para os funcionários e dois para os alunos.
A professora titular que acompanhou
o estágio foi Ivanilda Aparecida dos Santos, formada em Letras. Disse que
quando começou a lecionar lhe faltava “uma bagagem teórica consistente e coerente”.
Para a professora, a escolha de um método foi a parte mais difícil
no inicio de suas atividades letivas. Hoje, ela diz que se mantém atualizada,
principalmente por revistas e jornais especializados e que procura ter uma
metodologia comunicativa e dialogada em suas
aulas. A professora disse, também, que a carga horária de Literatura é
insuficiente (com apenas uma aula semanal), o que dificulta uma análise mais
consistente das obras literárias.
Durante
a observação e co-participação nas aulas tivemos a possibilidade de nos
confrontar com a realidade do Ensino Médio. Vimos que a clientela se difere
bastante, em relação ao ensino fundamental, uma vez que são menos dependentes
dos professores, apesar de mais críticos e questionadores.
Durante
a Regência de aula procuramos conciliar os conteúdos apreendidos no decorrer do
curso com as orientações passadas pela professora Ivanilda. Trabalhamos com
aula expositiva e dialogada, procurando considerar, a todo o momento, os
conhecimentos prévios dos alunos. Visamos os debates e as expressões de idéias
(tanto oral como por escrito), pois entendemos que a Literatura permite ao
estudante refletir sobre questões próprias da condição humana – morte, amor,
amizade, relações sociais – além de vivenciar realidades distantes no tempo e
no espaço. A literatura possibilita ao
aluno conhecer melhor o mundo e a si mesmo, possui um papel humanizador,
oportunizando os leitores a se tornarem mais conscientes de si e do mundo.
A
leitura literária na escola não possibilita apenas a fruição de textos, mas a
instrumentalização do leitor para outras leituras, de onde surge a idéia de
letramento. Nessa perspectiva, o ensino de Literatura tem por objetivo criar e
mediar situações de aprendizagem, através da interação do aluno com o texto,
ajudando-o a perceber e significar a estrutura da obra. Para que isso ocorra, é
fundamental que o docente se valha de uma metodologia que contemple as
especificidades da leitura literária.
Por isso,
propomos a abordagem do texto através de diferentes etapas de percepção: ler,
entender, interpretar e aplicar. Essas etapas foram organizadas de forma
sucessiva, relacionadas entre si com coerência e apoiadas no caráter estético
dos textos, concretizando-se em três diferentes momentos: motivação à leitura,
leitura compreensiva e interpretativa do texto e transferência e aplicação de
leitura. A motivação constitui uma estratégia ou atividade que visa a estimular
e a sensibilizar o aluno para a leitura do texto. A leitura compreensiva e
interpretativa caracteriza-se por propostas que permitam a apreensão do
horizonte inscrito no texto, do qual o receptor faz parte, ou seja, a percepção
e atribuição de sentido aos elementos do texto, pelo leitor, a partir de sua
vivência e conhecimento. A transferência e a aplicação de leitura, finalmente,
possibilitam ao aluno produzir seus próprios textos através de ações e
linguagens variadas (dramatizações, organização de painéis, composição de
narrativas e poemas, entre outros); constitui, enfim, a realização de
atividades a partir da leitura e discussão do texto.
Ao fim do
estágio percebemos que ainda temos um grande caminho pela frente, que se torna
necessário pensar e repensar ações e metodologias que serão futuramente
aplicadas em sala de aula. A prática, sem dúvida, esclarecerá ainda muitas
dúvidas que surgirão.
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