Neste
minicurso de Literatura notamos, que o nosso tema a respeito da Semana de Arte
Moderna chamou bastante a atenção, pois, na medida em que os assuntos eram
abordados os alunos faziam muitas indagações, querendo sempre mais detalhes. Na
introdução, onde foram relembradas as escolas literárias anteriores ao
“Modernismo”, foram levantados fatos históricos interessantes, quando a Vilma
explanou sobre a escola Literária do Realismo e citou como exemplo o livro “Dom
Casmurro” de Machado de Assis, despertou grande interesse e alguns disseram que
iriam ler a obra para dar suas impressões, principalmente pelo fato de tentar
desvendar o velho dilema se “Capitu” cometeu ou não adultério. O conteúdo
embora tivesse sido bastante extenso, e com pouco tempo, acredito que,
conseguimos concretizar o que realmente estávamos nos propondo a realizar. O
minicurso foi importante, porque os cursistas demonstraram que não tinham o
devido conhecimento a respeito do assunto, mas mesmo assim, realizaram
prontamente as atividades propostas e assim, nos proporcionaram satisfação,
principalmente quando nos perguntaram qual a faculdade que estávamos fazendo,
como funcionava e como fariam para ter mais informações a respeito. Este
minicurso particularmente me proporcionou uma volta ao passado, pois me vi
novamente tendo aulas com minha professora de Literatura, relembrar todo esse
conteúdo me reavivou na memoria quando cursava Magistério exatamente naquela
sala, o mesmo conteúdo ao qual estávamos ministrando foi muito legal, pois
voltou muita coisa a cabeça inclusive algumas palavras da professora Isabel.
Comecei então a pensar na importância do papel do professor em sempre se
colocar no lugar do aluno, e assim poder sempre estar se questionando a respeito
dos conteúdos propostos, da metodologia de trabalho de estar surtindo efeito
positivo ou não, ter assim, como referencial o aprendizado, tornando-o um
cidadão crítico sabendo o que quer e onde pretende chegar. Sabemos que tudo isso é muito bonito, porem difícil,
mas sem idealismo e força de vontade não chegaremos a lugar algum. Com
determinação e garra chegaremos lá. Afinal de contas se estamos conseguindo nos
formar nesta conceituada Universidade, sabemos melhor do que ninguém, que está
sendo através de muita persistência e idealismo, também
sabemos que nada se consegue sem luta e esforço e se realmente nos propusermos
a dar o melhor de nós como educador, conseguiremos chegar ao grande objetivo
que é ser formadores de opinião.
"Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naquele cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia de nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais..." (ALVES, Rubem. A alegria de ensinar)
Um trabalho de equipe...
Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.
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