Este relatório tem, entre outras finalidades, expor a experiência do
Estágio Supervisionado II, realizado na Escola Estadual de Ensino Médio
Marechal Castelo Branco , com alunos do 1º,2º e 3º ano do turno Matutino .
O estágio dá oportunidade de aliar a teoria à prática surgindo como
processo fundamental na formação do aluno estagiário, pois é a forma de fazer a
transição de aluno para professor “aluno de tantos anos descobre-se no lugar de
professor”. Este é um momento da formação em que o graduando pode vivenciar
experiências, conhecendo melhor sua área de atuação. O Estágio Supervisionado
consiste em teoria e prática tendo em vista uma busca constante da realidade
para uma elaboração conjunta do programa de trabalho na formação do educador.
Este possibilita ao graduando desenvolver a postura de pesquisador, despertar a
observação, ter uma boa reflexão crítica, facilidade de reorganizar as ações
para poder reorientar a prática quando necessário.
O
Estágio Supervisionado visa fortalecer a relação teoria e prática baseado no
princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais
implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica quer na
vida profissional e pessoal. Sendo assim, o estágio constitui-se em importante
instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social,
econômica e do trabalho em sua área profissional.
A clientela atendida pela escola é bastante diversificada, sendo que
muitos alunos vêm da zona rural. A maioria dos alunos é oriunda de famílias de
baixa renda, filhos de pais com pouca escolaridade e empregos de mão-de-obra
não qualificada; tem renda familiar em média de um a três salários mínimos;
moram em casas pequenas; 100% utilizam-se do sistema público de saúde.. Quanto
às atitudes em sala de aula, os problemas são comuns comum todas as escolas,
desatenção e desinteresse. Para tentar resolver estes problemas, a escola usa
de todos os meios que dispõe, na maioria das vezes com poucos resultados
positivos, pois geralmente os problemas começam na família.
O estágio foi um período em que buscamos vincular aspectos teóricos com
aspectos práticos. Foi um momento em que a teoria e a prática se mesclaram para
que fosse possível apresentar um bom resultado. E, sobretudo perceber a
necessidade em assumir uma postura não só crítica, mas também reflexiva da
nossa prática educativa diante da realidade e a partir dela, para que possamos
buscar uma educação de qualidade, que é garantido em lei (LDB - Lei nº
9394/96). (É) muito difícil ao professor, sem condições de uma reflexão quer
com outros professores, quer com autores, captar a essência de seu trabalho. A
percepção que ele tem de seu trabalho, muitas vezes superficial, é afetada pelo
conhecimento que apresenta sobre este, pela capacidade de usar este
conhecimento e pela participação, consciente ou não, no processo de produção
coletivo do saber pedagógico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário