O Estágio Obrigatório em Literatura é
o período que o acadêmico aplica o conhecimento adquirido dentro das
metodologias ensinadas pelos professores em todo o sua carreira acadêmica. Eu,
Sirene Maria da Silva Martins, frenquentei o Curso de Licenciatura em Letras
com Habilitação em Português/Espanhol e suas respectivas Literaturas. O curso consiste na aquisição de conhecimentos
teóricos, dentro das práticas pedagógicas voltadas ao ensino e aprendizagem em
sala de aula. A Universidade deu-me a oportunidade de apresentar o contexto
estudado no que tange o conteúdo em Literatura e suas práticas pedagógicas.
Assim sendo, foi-me oportunizado um período para realizar o estágio obrigatório
em Literaturas na Escola Estadual Marechal Castelo Branco na cidade de Água
Clara, MS. No período de estágio coloquei em prática grande parte dos
conhecimentos adquiridos durante a minha formação teórica, bem como
conhecimentos práticos que já possuía resultantes das minhas experiências
profissionais anteriores ao curso.
A orientadora de estágio Drª Ângela
Maria Guida mostrou-se desde o início disposta a orientar-me, esclareceu-me as
dúvidas ensinando-me como adequar meus planos de aula de acordo com o
referencial curricular de cada série do ensino médio. As atividades que
realizei ao longo do estágio foram diversas. E contei com a colaboração da
Tutora Presencial Fátima de Souza auxiliando com o solicitado.
Numa fase inicial, inteirei-me do
funcionamento da escola observando a realidade escolar, dos vários espaços que
integram o recinto escolar, como todo o quadro administrativo e funcional. Seguidamente, iniciei a Observação da
realidade da sala de aula, onde me deparei com grupos de alunos adolescentes,
em sua maioria proveniente da Zona Rural. A problemática de falta de livros
didáticos continuava em todas as disciplinas e Observei que as aulas de
Literatura ministradas pela professora eram monótonas e seguiam uma rotina de
escrita na lousa e leitura, que não me agradou, pois durante toda minha
experiência como professora e aluna, valorizei sempre as aulas bacanas
construtivistas, que envolvam o aluno dentro de todo contexto. Observei que os
alunos são ativos e gostam de manifestarem-se na aula, embora essas
manifestações tornem-se inconvenientes e desnecessárias, pois estão fora do
contexto das aulas, poderiam ser aproveitadas se as aulas fossem dinâmicas e
criativas.
Esse período de observação da
realidade em sala de aula, serviu-me para tornar as aulas que preparei mais
dinâmicas, que pudessem suprir a necessidade dos alunos agitados do ensino
médio. Sendo oposto ao ritmo de aula que eles haviam acostumado. O processo
dinâmico deu certo e a regência foi satisfatória.
Aos meus 38 anos afirmo, nunca é tarde
para recomeçar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário