A experiência de Regência
em Literatura no Ensino Médio levou-me a diversas reflexões. A Literatura é uma
das disciplinas mais exploradas nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ainda
que não sistematicamente. Porém percebemos que ao final do Ensino Fundamental a
mesma já não se torna tão interessante, prazerosa como era nos anos iniciais.
De acordo Held apud Maia 2007, p.50, “a narração fantástica reúne, materializa
e traduz todo um mundo de desejos (torna-se invisível, mudar de tamanho,
compartilhar da vida animal), que a essência do fantástico reside na
interpretação entre sonho e realidade”, nos anos iniciais alguns professores
exploram muito bem essa fantasia. Por que essa mesma paixão não perpetua nos
anos finais? Isso é caso par uma investigação.
A experiência do Ensino de aulas de Literatura no Ensino Médio
foi um grande desafio, mas gostei muito, me identifiquei com essa disciplina.
Como afirmei anteriormente, penso que a mesma precisa ser repensada nas aulas
com os alunos do ensino médio, os alunos precisam atribuir significados a ela,
se reconhecer dentro dela. Apesar da grande maioria dos alunos que
entrevistamos nos dizerem que gostam e acham importante a literatura, nos
parece que eles não compreenderam bem sua significação, muitos nos disseram que
ela era importante para passar no vestibular, ter boas notas no ENEM/Exame
Nacional do Ensino Médio, e sabemos que seu objetivo é bem maior, de acordo com
Held apud Maia 2007, p.51,
A Literatura
fantástica e poética é antes tudo e indissociavelmente, fonte de maravilhamento
e de reflexão pessoal, fonte de espírito crítico, porque toda descoberta de
beleza nos torna exigentes e, porque é essa recriação que desbloqueia e
fertiliza o imaginário pessoal do leitor, é que é indispensável para a
construção de uma criança que, amanhã, saiba inventar o homem (1980: 234).
Sempre fui apaixonada por
literatura, ainda que em minha infância não a reconhecesse com essa
nomenclatura. Mas tive um pai que era leitor e principalmente contador de
“causos”. E isso me permitiu desenvolver essa paixão pela literatura, porém
essa não foi e não é a realidade de muitos alunos. Para “reinventar o homem”,
são necessárias experiências literárias significativas, desafiadoras,
reflexivas.
No último dia 22/06/2012
tive a oportunidade de visitar a “Cidade
das letras”em Campo
Grande, fiquei deslumbrada com tanto livro, muitos alunos
também a visitavam, espero que esta experiência lhes tenha proporcionados o
despertar para grandes leituras literárias.
REFERÊNCIA
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