O presente comentário
reflexivo visa mostrar o resultado do estágio supervisionado de Literatura,
desenvolvido com duas turmas do 1, 2 e 3º ano do ensino médio na escola
Estadual Camilo Bonfim.
O estágio foi dividido em
três etapas, sendo observação, co-participação e a regência ministrada em forma
de minicurso.
Num primeiro momento,
quando a professora Daniela Kanashiro disse que realizaríamos o estágio de
Literatura no ensino médio, pensei que encontraria grande dificuldade, pois
alunos do ensino médio já são alunos grandes, capazes de ter opinião própria, então
senti medo de não conseguir explicar, e também da maioria não se interessarem,
haja vista que, muitos estudantes não apreciam o ato de ler.
Dessa forma iniciamos os planos de aula
sobre O Modernismo em sua 3ª fase, elaboramos um material com a preocupação de
atender o nível de aprendizado do aluno, de estar relacionado com as matérias
que os alunos já estão estudando, ou que provavelmente estudarão, os auxiliando
no ENEM e vestibulares.
Iniciei minhas pesquisas,
juntamente com minha colega Letícia, então fui surpreendida por mim mesma, pois
nesse exato momento eu descobri o grande gosto que eu tenho pela Literatura e a
cada momento nessa descoberta, eu queria ir mais além em busca de materiais para
a confecção da apostila, e materiais didáticos que seriam usados em nosso
minicurso.
Confeccionamos todo o
material, e preparamos uma aula muito criativa, usamos um aparelho de
multimídia moderno que já vem com data show, trabalhamos com vídeos retirados
do youtube,
realizamos colagem em cartolina, preparamos um sarau com declamação de poesias,
enfim exploramos ao máximo as metodologias de ensino sobre o tema abordado.
O tempo foi suficiente,
mas o gosto e vontade de continuar era maior que o tempo de estágio proposto.
É maravilhoso dar uma aula
bem preparada sobre um tema que dominamos, dessa forma temos um retorno muito
gratificante de nossos alunos.
Na sala de aula todos os
alunos participaram ativamente, fazendo perguntas relacionadas ao que estávamos
apresentando a eles, e em nenhum momento algum deles disse que não tinha gosto
pela arte de ler, ou que não gostava de literatura. Acredito que com aulas
assim é que o gosto pela leitura vai sendo retomado, e que os alunos vão dando
o devido valor ao que já foi escrito a um tempo anterior a nossa realidade, aos
trabalhos e obras literárias.
Tiramos muitas fotos,
filmamos o sarau, onde os alunos liam as poesias e explicavam a sua colagem
sobre o tema abordado, os discentes realizaram um trabalho lindo e muito
caprichado.
Então posso dizer que os
resultados obtidos foram valiosos, pois descobri a maneira de despertar no
aluno o gosto de ler.
Ao término desta prática,
posso concluir que foi o meu melhor estágio e que valeu a pena trabalhar com O
Modernismo, de forma lúdica e criativa, desenvolvendo assim o gosto pela
leitura e mostrando que existem muitos livros e histórias interessantes,
divertidas e envolventes no mundo literário.
Ao final do minicurso
todos os alunos ficaram muito satisfeitos com os trabalhos desenvolvidos, pois
puderam levar consigo uma bagagem maior para ser usado em um futuro bem próximo
e também todos os participantes receberam o certificado de conclusão dos
minicursos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário