Acho
muito curioso quando se pergunta ao estudante de Letras, o que ele pretende
lecionar: Português ou Literatura? Na verdade, o que acho curioso é a resposta.
Se a resposta for Literatura, será dita assim: “Ah, com certeza Literatura,
né?!”
Muitos
estudantes que conheço preferem lecionar Literatura por considerar que seja uma
disciplina mais fácil. Bom, embora eu goste – e muito – de Literaturas, não
acredito que seja tão simples assim planejar uma aula de Literatura nos dias de
hoje.
Em
primeiro lugar, é preciso uma sintonia muito grande entre as obras e os
movimentos literários. Muitas características dos movimentos não são
encontradas no texto, e o professor acaba deixando passar. Está em extinção o
professor que expõe o soneto no quadro, e suavemente vai extraindo dos alunos
tudo aqui que há de “bom” ali. Garanto
que esse exercício, em coletivo, pode ser muito divertido e proporcionar muitas
descobertas. A interpretação de poemas e sonetos auxilia na interpretação de
textos cotidianos, e provocar muitos questionamentos ao aluno, deixando de ser
apenas como um ser receptivo e sim, como um sujeito atuante e questionador.
Em
segundo lugar, é preciso se pensar numa Literatura considerando a estética e a
crítica, mas propondo novas leituras, autores atuais – nem sempre midiáticos –
mas que relatam a vida como ela é hoje, em que alguns momentos o aluno sinta
pertencer ao mundo ali narrado. Dessa forma, podemos despertar o interesse dos
alunos em leituras mais cultas e necessárias – será? – além de promover desabafos
em forma de texto, itens para mensurar esse trabalho, digamos, mais
contemporâneo e contextualizado.
Em
terceiro e por último lugar, não permitir que a aula de Literatura(s) torne-se –
somente - uma aula de História, cheia de estórias, datas, dados e fatos. Ou
pior, cobrar do aluno informações pouco relevantes, na avaliação. Os futuros
professores de Literaturas, têm a dura e necessária missão de comprometer seus
futuros alunos de uma forma cativante, atual e honesta. O professor precisa
refletir sobre que tipo de aula ele pretende dar, de que forma a fará e de que
forma esse conhecimento pode enriquecer a cultura do aluno, enquanto sua
relação com a sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário