Eu tinha uma grande preocupação
com a maneira como desenvolveríamos nossa aula. Preocupava-me se seria
interessante, prazeroso e se acrescentaríamos algo ao conhecimento que os
alunos já possuíam sobre o conteúdo. Como não tive uma boa experiência com a Literatura,
como aluna do Ensino Médio, me sentia na obrigação de trazer algo de maneira a
despertar o interesse dos jovens. A participação ativa da turma mostrou que
fizemos um bom trabalho. Pessoalmente, sei que tenho pontos a melhorar com
relação à metodologia nas aulas de Literatura, porém, percebi que estou no
caminho certo. Percebi também que é possível tornar uma aula de Literatura em
um momento interessante e estimulante. Um momento em que o aluno também
participa com comentários e opiniões, pois, afinal, cada um tem a sua
interpretação. Refletir sobre a Literatura, fazendo relação com momentos
históricos, para mim, foi ir além das “decorebas” de nomes de autores e datas.
Foi analisar as características do movimento literário a partir da realidade de
determinada sociedade, de determinada época.
Particularmente, me senti à
vontade trabalhando como professora de Literatura e pude ver como é importante
o professor ser o mais interessado em ir além do conteúdo do livro didático.
Sei que, com minha visão sobre a Literatura e a percepção que tenho do trabalho
do professor dessa área, tenho muitas chances de ser uma professora de
Literatura que faz a diferença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário