O Estágio Supervisionado é o momento de colocarmos em prática o que
aprendemos, é também um momento real de reconhecermos o nosso papel de
profissional; é de suma importância um grande momento de autoconhecimento
perante a futura profissão, onde colocamos também em prática nossos valores
morais e éticos, nossa personalidade e nossos sentimentos.
O docente tem que estudar muito, mas antes de tudo tem que amar a
profissão, chegamos a conclusão que se for só pelo dinheiro, há frustração e o
trabalho não sai de qualidade, desestimulando os alunos.
Novamente, nosso estágio foi realizado na Escola Estadual Camilo Bonfim, a
qual atende alunos desde os Anos Iniciais até Ensino de Jovens e Adultos – EJA,
considerado a maior escola do município, a mesma possui, além de um material pedagógico
excelente, possui quadra coberta, sala de tecnologias, salas com ar
condicionado, sala de vídeo, biblioteca, refeitório, e entre outros quesitos
que a destaca entre as demais escolas do município. O quadro de profissionais é
de alto nível, onde a maioria dos docentes possui nível superior e
especialização na área de atuação.
Estivemos presentes na escola, analisando dados internos e funcionais,
recursos humanos e físicos existentes, fomos muito bem tratados, os
Coordenadores Pedagógicos e Diretor estiveram sempre prestes a nos atender. A etapa de observação e co-participação nas
aulas foi realizada em um segundo momento, onde observamos a realidade do
professor e alunos.
A etapa da regência ficou definida que seria através de um Minicurso de
Literatura, a partir de então, começamos a elaborar os planos de aula e
material didático a serem utilizados em sala. Pesquisamos em livros e materiais
pedagógicos de Literatura para conhecermos um pouco mais desta disciplina tão
fascinante.
Realizamos a regência deste Estágio Supervisionado, durante dois dias,
onde estivemos presentes com alunos do 1º ao 3º Ano do Ensino Médio. Foi uma
experiência excelente, principalmente para mim, que tinha certo receio de
Literatura, pois era uma disciplina que não me agradava nem na época da escola,
quanto mais para lecionar.
Nosso planejamento foi sobre o conteúdo da segunda fase do Modernismo, em
especial a poesia e a prosa. Destacamos as características principais desta
fase e alguns autores renomados da época. Os planos foram interessantes e
chamaram a atenção dos alunos, principalmente o da poesia, haja vista que foi
solicitado aos alunos que fizessem uma melodia de uma poesia; no plano de aula
de prosa, mesmo com os textos ouço mais extensos, os alunos ficaram admirados
com o contexto da época e interessados em saber o final das histórias.
Em suma, considero este estágio gratificante, pois tive oportunidade de
desenvolver um sentimento pessoal de afeto a uma língua a qual eu não havia
nenhuma afeição, pelo contrário, tinha preconceito. Confesso que ainda não me
vejo apta a ministrar aulas de Literatura, considerando que, por enquanto, não
possuo conhecimento suficiente para tanto. Porém finalizo este estágio, com uma
esperança de quem sabe algum dia poder realizar este feito, tendo em mente que
se o profissional se esforçar e preparar os planos, materiais e conteúdos a
serem utilizados, a parte prática e metodológica de sala de aula foi
completamente bem aprendida através das práticas de Estágio Supervisionado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário