Através do Estágio Supervisionado
podemos observar e conhecer melhor uma Unidade Escolar A prática pedagógica,
onde está inserido todo um processo de ensino aprendizagem, onde o professor
vivencia as diversas situações do contexto escolar. E a interação do acadêmico
com a realidade da escola no seu dia a dia. Realizamos o nosso Estágio Supervisionado
na Escola Estadual Camilo Bonfim, a maior escola do município, oferecendo
melhores condições para os alunos. Possui quadra coberta, sala de tecnologias,
salas com ar condicionado, sala de vídeo, biblioteca, refeitório, entre outros
itens que destacamos. Realizamos a nossa observação da realidade escolar, em
todos os aspectos físicos e estruturais, dados internos e suas funções,
recursos humanos existente na Unidade Escolar. Durante as nossas observações na
escola fomos muito bem recepcionados, pelo quadro administrativo quanto o corpo
docente, passando-nos todas as informações necessárias. Durante a nossa
co-partcipação nas aulas ficamos conhecendo toda realidade dos alunos, presenciamos a realidade do professor em sala
de aula. Após todo esse processo de observações e co-participação, passamos a
analisar e organizar todo o conteúdo que
foi solicitado para a elaboração dos planos de aula. Então passamos a nos
reunir com o objetivo para a elaboração dos planos de aula e o material
didático que seriam utilizados durante o minicurso. Realizamos várias pesquisas
na internet também nos livros didáticos, onde nos auxiliou muito para a
elaboração da apostila. Então montamos a nossa metodologia de trabalho. Já com
os materiais prontos em mãos, realizamos a nossa regência do Estagio Supervisionado,
através da apresentação do minicurso, estávamos ansiosos, preocupados. Pois a
nosso ver, a Língua Portuguesa é uma língua difícil. Nesse contexto foram
elaboradas atividades relacionadas com os seguintes temas: módulo (I)
modernismo 1ª fase (1922 a 1930) - poesia, semana da arte moderna, revistas e
manifestos. Fase da antropofagia: a deglutição cultural, obras entre os autores
mais importantes da 1ª fase do modernismo, módulo (2) modernismo 1ª fase (1922
a 1930) - prosa.
Durante o desenvolvimento das aulas,
colocamos um vídeo para que eles assistissem onde foram abordadas questão da
antropofagia com Regina Casé, onde enfocamos que este manifesto antropofágico
foi um marco no modernismo brasileiro, mudando a forma do brasileiro encarar o
fluxo dos elementos culturais do mundo, e tinha toda uma história de um mito,
que se eles comessem seus inimigos adquiria toda suas qualidades.
Eles acharam o vídeo muito
interessante e engraçado. No modernismo destacamos que no período de 1922 a
1930, foi o mais radical do movimento modernista, pois foi o rompimento de
todas as estruturas, o desejo da liberdade, de ruptura, destruição do passado.
Em relação à segunda fase do modernismo nesse período a poesia brasileira vive um dos
melhores dos seus momentos grandes transformações. A semana da arte moderna,
renovação artística do período acompanhava a renovação política, enfocamos que
a semana da arte moderna é considerada o mais importante acontecimento
artístico já ocorrido no Brasil. Colocamos um vídeo sobre Macunaíma para que
eles assistissem, com a intenção de
refletirem sobre os aspectos literários, pertinentes ao conteúdo do modernismo,
eles ficaram fascinados com o vídeo foi interessante porque eles perceberam
caráter de Macunaíma. O "herói sem nenhum
caráter". Fizemos um estudo do
conteúdo abordado no vídeo, foi desenvolvido um vocabulário das palavras
desconhecidas, com seus significados sobre Macunaíma.
Finalizando este relatório, posso
dizer que o estágio supervisionado foi para mim, um importantíssimo momento de
aprendizagem, que me oportunizou estar de frente para a realidade escolar. Agradecemos
a todos principalmente a nossa orientadora professora Daniela que não mediu
esforços para sanar todas as dúvidas que tínhamos. Agradeço a Deus por essa
vitória, obrigado meu Deus.
“Portanto, o saber não é uma
substância ou um conteúdo fechado em si mesmo; ele se manifesta através de
relações complexas entre o professor e seus alunos”. Por conseguinte, é preciso
inscrever no próprio cerne do saber dos professores a relação com o outro, e,
principalmente, com esse outro coletivo representado por uma turma de alunos.
(TARDIF, 2002, p. 13).
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