A
disciplina de Estágio Obrigatório de Literatura UAB I me permitiu rever a ação docente por meio
de outras experiências vivenciadas com os conhecimentos obtidos na Universidade
e em outros estágios anteriores. Esta experiência em sala de aula foi válida
porque me serviu como um norte para o desenvolvimento de futuros professores
com alunos do ensino médio.
Nosso
estágio ocorreu na Escola Estadual Fernando Corrêa da Costa, município de Rio
Brilhante, sob a tutoria da professora Miriam Hammes. Ele foi realizado em
forma de mini-curso para uma turma mista com alunos do 2º e 3º ano do Ensino
Médio. O espaço cedido para esta realização foi a biblioteca, local adequado e
espaço suficiente para a acomodação de todos os alunos. Todo o material preparado foi analisado e corrigido com antecedência pela
professora e orientadora do curso de Letras Patrícia Graciela da Rocha. Antes
da realização deste estágio, fizemos o simulado desta regência, momento em que
a professora Patrícia observou todo o conteúdo como também a metodologia dos
trabalhos apresentados, onde ela anotou todos os possíveis erros e a
necessidade da reformulação e colocação em ordem de alguns conteúdos. Esta
simulação continha o Projeto de Leitura e os planos de aula. Este simulado de
apresentação para a regência é de suma importância porque após a observação e os
comentários feitos pela professora, nosso trabalho fica mais organizado e
pronto a ser aplicado.
Quanto
minha postura na atuação como professora de Literatura para alunos do Ensino
Médio foi gratificante, porque me senti realizada em conseguir aplicar o
Projeto de Leitura de forma que todos os alunos puderam participar e apresentar
seu trabalho em forma de resumo. A dinâmica que eu e minha colega Luciene
usamos para a aplicação deste Projeto foi de explanar um pouco sobre a vida de
José de Alencar e demonstrar a importância de suas obras para nossa Literatura
Romântica. Explanamos também a importância da obra “Iracema” e de como ela é
cobrada nas provas do ENEM e em
vestibulares, o que despertou o
interesse para realizar a leitura da obra e depois a apresentação para a turma.
Além do conhecimento que os alunos deste curso adquiriram, também foram
certificados com produto fornecido pela própria Escola. Toda experiência que eu
adquiri durante a elaboração deste projeto quanto a aplicação do mesmo me
serviu de base para realizar outros projetos de leitura.
Sobre o resultado da aplicação do simulado, me deixou
satisfeita, porque a maioria dos alunos se sobre saíram bem. Tanto a leitura, a
apresentação do resumo dos capítulos quanto o simulado ocorreu de forma
tranqüila e o tempo estipulado também foi suficiente. Como nós fizemos esse
estágio em dias alternados, corremos o risco dos alunos não retornarem para a
apresentação dos seus capítulos e para a realização do simulado. Porém, fomos
surpreendidas quando retornamos em uma semana e eles estavam la para
apresentarem o seu trabalho. Todos os
grupos apresentaram seus capítulos em forma de seminário, de resumo, em que
eles recontaram a história dos capítulos lidos. Das quatro horas aulas, duas
horas foram usadas para apresentação do seminário, resumo e quarenta minutos
para fazerem o simulado que logo foi corrido e entregue para eles. Após o
término de tudo isso, comemoramos com um Coffee Break oferecido pela escola. Me
senti muito feliz também por receber de volta todo o carinho daqueles alunos
como também a certeza de que todo o conteúdo repassado vai servir de base para
a realização das provas do ENEM e a realização de futuros vestibulares nas
questões de literatura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário