O
Estágio Supervisionado em Literatura
foi desenvolvido sob a forma de minicurso, e contou com a participação de
alguns alunos do Ensino Médio da escola Estadual São Gabriel, localizada na cidade
de São Gabriel do Oeste - MS. Os alunos envolvidos nesse processo de estágio
participaram das aulas por espontânea e livre vontade, em horário diferente ao
período em que os mesmos frequentam a escola. A colaboração e participação dos
mesmos foram satisfatórias, e apesar de que alguns dos alunos participantes
ainda não possuíssem conhecimentos sobre o Romantismo
no Brasil, foi possível alcançar um bom rendimento e entendimento do
conteúdo exposto e trabalhado durante o minicurso.
O
trabalho de pesquisa e estudo referente a esse movimento literário foi
desenvolvido com base em informações buscadas em livros didáticos e sites
confiáveis na internet. O planejamento
das aulas e estudos tinha como objetivo fazer conhecer esse período literário
pelo qual viveu o Brasil numa época em que havia clamores de independência
cultural, política e econômica da colônia portuguesa, assim como toda uma luta
social pela abolição da escravatura. Ou seja, além de construir junto aos
alunos o conhecimento sobre a literatura do Romantismo
no Brasil, objetivou-se fazer conhecer um pouco mais da história do nosso
país.
Desenvolvemos
conhecimentos sobre os principais autores e obras desse período literário,
sendo possível vislumbrar como impregnava em suas obras o exagero dos
sentimentos, fossem eles de patriotismo, do desejo de morte, de idealização da
mulher amada, ou da preocupação com problemas sociais. A utilização de
ferramentas como o data show possibilitou apresentar o conteúdo de maneira dinâmica
e atrativa, pois com a produção de slides e vídeo retirado da internet,
representou-se uma forma de envolver e despertar o interesse dos participantes.
Além do trabalho com slides, vídeo e áudio, trabalhou-se com atividades escrita
de interpretação e compreensão do conteúdo, de maneira que houvesse maior
fixação da aprendizagem. Os resultados obtidos foram observados na participação
da turma e no interesse que os mesmos demonstraram por meio do levantamento de
hipóteses e opiniões a respeito do que foi trabalhado no minicurso.
Enfim,
trabalhar o período do Romantismo no
Brasil não foi apenas desenvolver o conhecimento da literatura do país num
dado momento, mas representou um viajar no tempo e na história desse nosso
Brasil tão rico e possuidor de uma cultura única e merecedora de todo respeito,
estudo, conhecimento, admiração e consideração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário