O Estágio é o eixo central na formação de professores,
pois, é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para
a formação da construção da identidade e dos saberes do dia-a-dia (PIMENTA E
LIMA, 2004). O Estagio Supervisionado de Ensino de Literatura caracterizou-se
como uma oportunidade de desenvolvermos nossa consciência crítica a respeito do
ensino/aprendizagem de Literatura, levando-se em consideração aos aspectos
socioculturais envolvidos nessa prática pedagógica.
O Estágio Supervisionado foi realizado na Escola Estadual
Marechal Castelo Branco, situada na Rua munir Tomé 113, no município de Água
Clara, Mato Grosso do Sul. Nosso estágio
teve início no dia 04 de abril de 2012, com aulas nos períodos matutino,
vespertino e noturno.
Começamos esta etapa de nossa formação acadêmica por meio
da observação da realidade escolar, onde podemos aprender muito ao observarmos
a destreza com que a professora Rosemeire de Souza Leite conduzia sua
aula e ainda tivemos a oportunidade de conhecer as dependências físicas e as
condições de ensino que a instituição dispunha para oferecer aos seus alunos. A
seguir foi nossa vez de ‘pormos a mão na massa’, começava então a nossa co-participação, onde estaríamos à frente de uma sala de
aula ’enfrentando’ alunos sedentos de conhecimento e de aprimoramento como
humanos e cidadãos.
As
atividades foram escolhidas com o intuito de retomar os valores e aspectos do
dia- a- dia do aluno, tornando o processo de aprendizagem uma extensão natural
do cotidiano, desta maneira aguçando o interesse dos alunos.
A
receptividade foi muito acolhedora por parte de nossa comunidade escolar, Os
alunos foram muito receptivos quanto à nossa presença e o conteúdo por nós
apresentados, também os funcionários da instituição foram muito prestativos,
nos auxiliando durante nossa estada naquela instituição.
A
experiência vivida na sala de aula durante a regência foi realmente muito rica
e gratificante. Os alunos demonstraram interesses e na maioria deles uma
criatividade surpreendente, se comportaram
bem, participaram, foram muitos receptivos, até carinhosos, fiquei feliz com os resultados. Confesso que mesmo assim fiquei apreensivo a principio,
mais depois logo após me senti seguro e confiante de que estava desenvolvendo
um bom trabalho, e que alcançaria meus objetivos que eram passar os
conhecimentos que adquiri na disciplina estudada.
Foram utilizados os recursos como quadro de giz, cartazes,
utilizou-se também a linguagem oral com argumentação, trabalho em equipe para
tentar diminuir o problema de inibição de grande parte dos alunos. Produziu-se
bastante material impresso dentre as equipes para melhor acompanhamento dos
assuntos abordados. Tais atividades proporcionaram enriquecimento no
aprendizado e foram organizadas à luz dos interesses demonstrados pelos alunos
sob a orientação da professora orientadora do Estágio Supervisionado. Os
estudos realizados nas salas de aula tiveram abordagem qualitativa e
quantitativa baseados em levantamentos bibliográficos e pelas pesquisas na internet.
As
dificuldades encontradas foram a hiperatividade dos alunos e a
insegurança em falhar ao transmitir o conteúdo aos alunos. Porém plenamente
superados.
Percebíamos
que alguns demonstraram dificuldades em se expressar, e estimulados por ilustrações, exercícios o aluno assimila o conteúdo exposto.
E para tanto chegamos a
conclusão que a socialização e a interação só são possíveis com o dompinio de
sala de aula, que possibilita a aplicação da metodologia correta para os
alunos, pois a abordagem com os alunos devem ser feita com muito cuidado,
lembrando que os seres são diferentes uns dos outros e com os alunos não são
diferentes, é na análise destas diferenças que desenvolve a igualdade da
coletividade tanto num pequeno quanto num grande espaço.
Foi utilizada a avaliação contínua das várias habilidades
desenvolvidas pelos alunos, considerando as diferenças individuais e o
desempenho dos mesmos no processo de concretização do estágio.
Os
resultados foram positivos com a maioria dos alunos e uma prática que confirmou
a importância do compromisso educacional, uma vez que muitos problemas
enfrentados pela educação representam um desafio para um docente profissional.
As dificuldades dos alunos foram encaradas como fatos normais. Gostaria de
agradecer aos meus mestres, à Instituição, os funcionários e aos alunos, pois
todos contribuíram com esse enriquecedor aprendizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário