Durante
os estudos dos textos das OCEMs de Literatura, cheguei a conclusão que a
Literatura como disciplina não possui a importância que merece no currículo,
tendo em vista a quantidade mínima de aulas na carga horária do Ensino Médio.
Isto também pude concluir durante o Estágio de Observação e Coparticipação na
Escola estadual São Gabriel.
A
professora regente demonstrou um bom domínio dos conteúdos abordados e era
bastante rígida com relação a participação dos alunos e estes correspondiam às
suas exigências. Pude constatar também que com tão poucas aulas os conteúdos
eram passados de maneira bem resumida.
Diante
dos temas propostos para trabalharmos no Estágio de Regência em forma de minicurso, não tive a menor dúvida em convencer minhas solegas
a optarmos pela Semana de Arte Moderna. Este importante
acontecimento na história literária brasileira foi sem dúvida nenhuma um marco
que até hoje tem influenciado nossa
literatura.
A
elaboração dos planos de aula, a preparação da material do minicurso me
possibilitou a apropriação de um conhecimento riquíssimo acerca desse marco da
nossa literatura. Procuramos sensibilizar os alunos trazendo para sala de aula materiais que representavam a
Semana de 22, como ambientação da sala. Nosso objetivo era despertar o
interesse deles para o estudo que seguiria. Embora tenhamos trabalhado com um
número muito reduzido de alunos, estes demonstraram interesse e participaram
com perguntas e informações que já possuíam.
Trabalhamos
com um documentário riquíssimo que nos permitiu visualizar detalhes dos espaços
físicos, imagens das obras, depoimentos de alguns dos organizadores da Semana e
comentários de estudiosos da Literatura Brasileira como Antonio Cândido. A
apostila trouxe um resumo do que foi a Semana de 22 e alguns dos poemas e
textos veiculados no evento, os quais foram explorados junto com os alunos.
Posteriormente os alunos foram desafiados a resolver algumas questões como as
que eles encontrarão no exame do Enem ou vestibulares.
Tudo
o que vivenciei neste estágio desde a observação, coparticipação e a regência
me fez compreender que o professor como formador de pessoas detém em suas mãos
uma responsabilidade muito grande. Que de sua postura e compromisso, depende o
sucesso de seu trabalho e mais ainda,
depende a aprendizagem de seu aluno. Quero finalizar este comentário reflexivo com
um fragmento de Rubem Alves acerca da Literatura.
...o objetivo da
literatura: prazer. O que os exames vestibulares tentam fazer é transformar a
literatura em informações que podem ser armazenadas na cabeça. Mas o lugar da
literatura não é a cabeça: é o coração. A literatura é feita com as palavras
que desejam morar no corpo. Somente assim ela provoca as transformações
alquímicas que deseja realizar. Se não concordam, que leiam Guimarães Rosa
que dizia que literatura é feitiçaria que se faz o sangue do coração humano.
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Ana Andrade
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