No
presente relatório encontra-se descrito o conjunto de atividades desenvolvidas
durante o estágio supervisionado de Literatura Brasileira. E foi realizado em
forma de minicurso devidamente planejado e apresentado à Escola Estadual São
Gabriel do Oeste pelo acadêmico acima identificado do 4º ano do curso de Letras
da UFMS.
Nossa chegada na
referida escola já foi marcada por certa rejeição: No primeiro dia em que lá
estivemos fomos informados que o calendário havia sofrido alteração, o que nos
surpreendeu, pois havíamos agendado (via telefone) com a coordenação; A coordenação
nos fez assinar um termo de compromisso registrado no livro de ocorrências onde
nos comprometeríamos não interferir na rotina escolar, sob pena de suspensão
definitiva do estágio; O que nos deixou intrigado foi quando a
coordenadora nos disse que tal procedimento era padrão no tocante a aceitação
de estagiários naquela unidade escolar; Mais
intrigado ainda fiquei e questiono:
Sendo procedimento, por que não houve
esse termo de compromisso quando estagiamos nessa mesma escola no ano anterior?
Sendo procedimento, por que os outros
estagiários não foram submetidos da mesma forma?
O que também me motivou
foram as palavras de ânimo dos meus companheiros de estágio: Wilma e William.
Mesmo em meio às tantas dificuldades jamais mediram esforços na realização
deste projeto chegando ao ponto de se deslocarem até à cidade para a formação
das turmas, já que não tínhamos com quem contar.
Mesmo tendo iniciado
seu trabalho após algumas etapas já concluídas, a atuação da Débora foi
primordial: quando a escola dava com uma mão e tirava com a outra, a nossa
tutora ofereceu as duas e não nos cobrou por isso. Chegou ao ponto de levar
para o local do estágio, às suas próprias expensas: giz, apagador, adaptador
para tomada, extensão e todo equipamento de informática.
Ao mesmo tempo em que
fico decepcionado com o tratamento que recebemos pelos nossos “futuros colegas
de profissão”, muito me alegra ao ver mais uma etapa do dever sendo cumprido ao
presenciar aqueles olhares com suas expressões de “quero mais”.
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