Estágio Obrigatório em Literatura
No inicio
do estágio supervisionado em literatura, desenvolvemos um projeto de leitura
para o ensino médio, o tema escolhido era “Romantismo Brasileiro” com titulo “Reportagem
no Ponto ônibus”, esse projeto teve como objetivo levar ao conhecimento do
aluno o estudo biográfico de cada autor e sua respectiva obra dentro do
romantismo. O trabalho a ser desenvolvido pelos alunos tinha como objetivo ampliar
para vários leitores e demais colegas de escola de uma forma simples a possibilidades
de leitura, tal justificativa é que a leitura se faz presente na vida cotidiana
de todos, e que não está somente presente na escola quando cobrado pelo
professor de Português, no entanto para a busca de valores dos trabalhos
literários por parte deles seriam publicados; no jornal de notícias e locais de
grande acesso ao publico; “pontos de ônibus”.
Para a
construção do projeto utilizamos como referencial teórico as orientações
curriculares para o ensino médio (OCEM), na qual foi possível nos orientarmos para
o bom desenvolvimento do projeto.
Nas
etapas de observação e co- participação foi uma nova aprendizagem uma reflexão
pude ver que o trabalho docente está cheio de limitações; na relação
professor-aluno, até onde o professor pode mediar o conhecimento e até que
ponto o aluno pode captar a informação e a construir sentidos, talvez não seria
possível caminhar tanto e ao mesmo tempo não obter resultados o importante é
planejar, criar estratégias, avaliar e refletir.
Durante
as observações os professores desenvolveram trabalho relacionado à produção de
texto, do gênero crônica, poesia, etc. Cujo tema era “Passagem pela
adolescência” trabalho desenvolvido por alunos do 2º termo- EJA (educação de
jovens e adultos) apresentaram muito bem. Observando que essas aulas pertenciam
às aulas de Língua Portuguesa, a professora esclareceu que após estas
apresentações retomaria ao estudo de literatura.
No
minicurso compareceram três alunos no período da manhã, porém foram assíduos no
desenvolvimento das atividades proposta, participavam de forma dialógica e
escrita, compreendiam muito bem o tema que era tratado. No período da tarde
compareceram três alunos na qual foi o oposto do período da manhã, foram dispersivos,
no entanto foi trabalhoso desenvolver o conteúdo proposto.
Atuar
como professora de literatura do ensino médio foi adquirir novo conhecimento,
principalmente nas aulas de observação, dentro desses conceitos será possível
repensar nas praticas pedagógica e na mediação do conhecimento.
Portanto
é possível concluir que a experiência em sala de aula nos ensina e que na
pratica é possível reparar a necessidade de ser presente e que o conhecimento
não se constrói a partir do nada, mas se origina de uma interação entre quem
aprende, e é detentor de vários conhecimentos anteriores, e o objeto de estudo
deve se dar numa situação que permita a quem aprende; pensar, refletir e agir
sobre o objeto de estudo.
E ainda
nos cabe enquanto professores proporcionar aos alunos situações que favoreçam a
aprendizagem a partir de conhecimentos já adquiridos e em presença do outro os
estimule a desenvolver ideias e opiniões pessoais.
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