Um trabalho de equipe...

Vamos mostrar o que desenvolvemos no Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II e no Estágio Obrigatório em Literatura (1º semestre de 2012) e conhecer também as experiências docentes de nossos colegas.



sexta-feira, 29 de junho de 2012

Maria das Graças Godinho de Souza - Polo de Apiaí


 O meu estágio supervisionado de Língua Portuguesa II foi realizado na EE Professora Antonia Batista Calazans Luz, no Polo de Apiaí dia 05/05/2012. Os dias que antecederam o estágio foram de grandes expectativas, muito estudo e pesquisas na preparação do plano de aula, era um minicurso, cujo tema era: Revisão das Questões de Língua Portuguesa de Provas Anteriores do ENEM. Realizei o estágio com mais três colegas, a princípio fiquei um pouco preocupada quanto ao desenvolvimento da aula com tantos professores na sala, mas para minha surpresa a aula transcorreu normalmente, cada uma comentando e explicando a sua parte, ou se por ventura surgia uma dificuldade de fala, a colega logo complementava, e assim nos revezávamos e tudo deu certo.  Foram 8 h/a trabalhadas em dois períodos, manhã e tarde. Nossa turma era composta por 3 alunos no período da manhã e 4 no período da tarde, todos eles tranquilos e atenciosos.  De manhã tivemos certa dificuldade em passar os conteúdos do plano, pois estes estavam além do conteúdo já visto pelos alunos em sala de aula. Tínhamos que trabalhar questões anteriores do ENEM, preparado para alunos do 3º ano do ensino médio que se preparam para os vestibulares. Porém recebemos alunos do 1º ano do ensino médio, apenas um cursava o 2º ano. Tivemos alguns problemas quanto à devolutiva das atividades, mas com bastante leitura e explicação dos conteúdos conseguimos cumprir o nosso objetivo proposto.
Percebi nesse momento que apenas transmitir ou mediar conhecimentos não são suficientes, na docência muitas vezes temos que desempenhar diversas outras funções como: Ser mágico quando temos que fazer malabarismos com as situações que ocorrem em sala de aula. Esse período foi para mim muito importante, pois pude aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas, bem como confrontá-los com a prática pedagógica propriamente dita, buscando firmar uma prática significativa. Neste ambiente de trabalho, pude compreender que não só aprendi sobre minha profissão, mas também fiz grandes amigos que me ajudaram na conduta de um bom estágio e aprendizado para o meu currículo. Sinto-me realizada, pois com a graça de Deus cumpri mais uma parte dos objetivos em minha vida, que ficará guardado para sempre.
Com base nessa compreensão, o pensar sobre a prática docente precisa ser considerado como uma ação de compromisso para com a educação. É necessário que haja uma busca constante pelo conhecimento. Trata-se de um processo contínuo na formação do professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário