Posso
dizer que foi com muita dedicação que realizei o estágio de Língua portuguesa
no Ensino Médio, pois tive a oportunidade de ampliar meus conhecimentos através
das aulas desenvolvidas por nosso grupo. A preparação da aula proporcionou conhecimentos
que já mais pensei que pudesse ter. Buscou-se preparar aulas que fossem do
interesse dos alunos que estão terminando o Ensino Médio e que pensam em dar
continuidade em seus estudos. Sobre esse viés a coordenadora de Estagio da UFMS
foi muito feliz em propor que as aulas visassem à preparação para o Enem.
Os conteúdos das aulas dadas contemplaram as
questões e textos das avaliações do Enem dos anos anteriores. Isso promoveu um
grande conhecimento em relação à disciplina de Língua Portuguesa não só para os
alunos, mas também para os estagiários que na busca da interpretação dos
diversos textos e na resolução das questões puderam sanar muitas dúvidas.
O
que me deixou satisfeito durante a regência é os alunos que compareceram as
aulas demonstraram entusiasmos na realização das atividades, pois tomavam como
desafios a interpretação dos textos e realização das atividades contidas na
apostila do minicurso.
A
experiência adquirida através minha regência levou-me a crer que para se haja uma
boa relação entre o ensino e aprendizagem faz-se que o professor propor temas
que seja interessante para os alunos. Posso afirmar também que através do empenho
de preparar uma boa aula e com a preocupação de superar as expectativas de
aprendizagem dos alunos, o professor aprende o que não aprendeu na sua
trajetória acadêmica.
Para
concluir digo que todas as etapas desenvolvidas durante os estágios
proporcionaram-me uma reflexão crítica do dia-a-dia de uma instituição de
ensino, principalmente no que se refere à relação ensino e aprendizagem, que em
minha opinião deve ser o foco principal de um futuro professor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário